Além do extenso título do livro, ainda se acrescenta a informação de que se trata de Um pequeno guia para a sua interpretação. E é disso mesmo que se trata.
O que o autor propõe é que se ajude os mais novos a decifrar frases repetidamente proferidas pelos adultos, como “talvez, vamos ver” ou “não se pode ter tudo”. É certo que as crianças só à primeira é que caem, pois compreendem bem e depressa quando os adultos se esquivam a responder ou a decidir, quando têm má consciência e quando transferem a “tarefa” para outro adulto.
Também se apercebem com esperteza quando, à falta de argumentos, os adultos os projectam num futuro longínquo: “Tu vais ver quando tiveres a minha idade.” Esta expressão é assim descodificada: “Os pais usam-na para terminar, em qualquer altura, todas as conversas sobre qualquer assunto que não estejam a correr bem para o seu lado.” E pode ser dita em resposta a: “Porque é que não posso fazer uma tatuagem? Tu és má.” Variação: “Tu vais ver quando tiveres filhos.”
Mais um livro bem-humorado de um autor muito original e bastante premiado, que explora com alegria o universo infantil, aliado a um conhecimento verdadeiro e descomplexado dos relacionamentos familiares. Suíço, a viver em Itália, Davide Cali faz-se aqui acompanhar por Noemi Vola, italiana de Bra, que estudou na Academia de Belas-Artes de Bolonha.
As cores, as mudanças de escala, a profusão de elementos, o dinamismo e a expressão divertida das personagens tornam o livro agradável a um primeiro olhar, mas reclamam uma observação mais atenta e demorada. Só assim o leitor/observador poderá encontrar pormenores e pequenos elementos que o ajudarão a fruir melhor as imagens.
A frase escolhida para o título, “pergunta ao teu pai”, resulta de dois tipos de episódios: um pedido para fazer qualquer coisa ou uma pergunta embaraçosa (“como é que se fazem os bebés?”). Equivalência: “Pergunta à tua mãe.” Os miúdos também ficam a saber que, quando lhes dizem, “come isso que tem muitas vitaminas”, a tradução directa é: “Sabe mal.”
O conselho mais bem-disposto e honesto do livro é: “Assim que ouvirem ‘Quando eu tinha a tua idade…’, fujam.” Muito divertido.
Pergunta ao Teu Pai… e Outras Frases Misteriosas dos Adultos
Texto: Davide Cali
Ilustração: Noemi Vola
Revisão: Helder Guégués
Edição: Bruaá
34 págs., 14,50€
Texto divulgado na edição do Público de 29 de Fevereiro de 2020, na página Crianças.
Na versão em papel, saiu assim, com as habituais sugestões de actividades culturais do Guia do Lazer. Quem paginou foi Sandra Silva.
Para conhecer outros livros de Davide Cali editados em Portugal, venha por aqui. Se quiser espreitar os trabalhos de Noemi Vola, este é o caminho.