O Lobo Mau escolhe um novo destino

CapaLobo

O tradicional “mau da fita” desta vez não encontra o “verdadeiro” Capuchinho Vermelho. Aparece-lhe primeiro um urso e depois uma rã, a que sempre chama “sapo” (o que “não é bem a mesma coisa”, como ela lhe explica).

Desorientado, literal e metaforicamente, não sabe para onde ir nem o que pensar. A rã sugere-lhe que redija uma carta de protesto e a faça chegar à ERPGDH. Descodificando, Entidade Responsável Pela Gestão Desta História. Também ele há-de receber uma carta e uma solução, a que não se adapta.

Volta a protestar, mas desta vez apenas em voz alta, exigindo sair da história. “Exijo sair e pronto!” Outra carta há-de chegar-lhe às mãos. Mas é preciso ler o livro para se ficar a saber o que contém.

LoboMiolo

Este é o sexto título editado no âmbito do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce, que tem o “objectivo de incentivar a criatividade artística, premiando obras originais que incentivem o gosto das crianças pela leitura e pelos livros”.

Maria Leitão reinventou este conto para o filho, dando ao lobo, com humor e numa escrita clara, um novo destino. Pedro Velho recriou com talento o ambiente da floresta, mas a que acrescentou outros cenários inesperados, mas muito expressivos (caso da imagem que ilustra a ERPGDH). A escolha das cores também é feliz. Os autores receberam 25 mil euros cada um.

Exemplares das obras vencedoras desde 2014 serão entregues pelo Pingo Doce às 2186 escolas do ensino básico que integram a Rede de Bibliotecas Escolares (um total de 13.116 livros, distribuídos com o apoio do Plano Nacional de Leitura). Informam os editores que as cinco obras premiadas anteriormente “já venderam, no conjunto, mais de 100 mil exemplares”.

O Protesto do Lobo Mau
Texto: Maria Leitão
Ilustração: Pedro Velho
Edição: Pingo Doce/Livros Horizonte
50 págs., 3,99€

PáginaLobo4Janeiro2020

Aqui fica a página Crianças completa divulgada na edição do Público de 4 de Janeiro de 2020. O Guia do Lazer continua a dar sugestões (boas) para actividades em família.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>