Vargas Llosa para menores

CapaBarco

Todos os dias, um rapaz observava um homem velho que observava o mar. Fonchito não consegue escapar à curiosidade que aquele homem nele desperta. Certa manhã, foi falar com ele. “Armando-se de força, murmurou: ‘Bom dia’.” E logo se percebeu que muitos seriam os momentos de encontro entre ambos.

O outro virou-se para o observar. Fonchito reparou que, na cara cheia de rugas do ancião, cintilavam uns olhos vivos e ainda jovens. Uns olhos tão intensos que pareciam ter visto todas as maravilhas que há no mundo.” Era mesmo assim.

“Olá, rapazinho, cumprimentou-o o velho senhor com uma voz tão suave que se diria o trinado de um passarinho.” Explicou-lhe que estava ali à espera que o barco das crianças aparecesse, “apontando para o mar com uma mão comprida e magrinha”. Mas Fonchito só via “uma pequena traineira de pescadores, a balouçar ao longe”. Diz-lhe o novo amigo: “Nem todas as pessoas merecem vê-lo.”

MioloBarco1 BarcoMiolo2

Mario Vargas Llosa, peruano, nobel da Literatura em 2010, criou esta personagem enigmática para falar do séc. XII na Europa, das Cruzadas, da crueldade e da esperança. Zuzanna Celej, polaca, confere um ambiente enigmático, sombrio, mas também terno à narrativa.

O barco da crianças, a que o ancião desejava voltar, queria “levar a cabo a façanha de salvar a cidade onde Cristo morreu apenas com os seus cantos, súplicas e orações”. Fonchito, enquanto esperava o autocarro, foi conhecendo a história deste velho… da sua idade. Uma manhã, ele não apareceu.

O pai e a madrasta do menino perguntam-se “desde esse dia por que razão ele passava tantas horas na varanda a perscrutar o mar”. Talvez quisesse zarpar.

O Barco das Crianças
Texto: Mario Vargas Llosa
Tradução: Vasco Gato
Ilustração: Zuzanna Celej
Edição: Editorial Presença
112 págs., 15,90€

(As imagens reproduzidas foram retiradas de Cooltural.)

PáginaBarcoImagem28Dez2019

Aqui fica a página Crianças completa, divulgada na edição do Público de 28 de Dezembro de 2019. As sugestões de Agenda são do Guia do Lazer.

Em 2020, continuaremos a trazer aqui o que de melhor se vai publicando (do nosso ponto de vista, claro!).

Bom ano novo!

(Obrigada por continuarem aí desse lado, mesmo quando estamos ausentes… por muito tempo.)

2 comentários a Vargas Llosa para menores

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>