… e a tosse vai ao ar

CapaRebuçados

A assinalar os 70 anos dos rebuçados Dr. Bayard, a editora Pato Lógico associou-se à marca e editou Um Milhão de Rebuçados.

Inês Fonseca Santos usa a voz de um pequeno rapaz, curioso, que gosta de conhecer o passado e não percebe a mania de as pessoas quererem descobrir o futuro. “Quem quer saber coisas sobre o futuro só tem de esperar”, diz. E acrescenta: “A mim, o que me intriga é o passado. E o passado é o que eu nunca vou poder viver.”

Assim, enquanto os vai saboreando, o menino conta-nos a história de amizade que deu origem a estes muito conhecidos rebuçados peitorais, “tão bons, tão bons que até se vendem na farmácia”, como em tempos os Parodiantes de Lisboa garantiam aos seus ouvintes. Outra frase que muitos adultos reconhecerão: “Com os rebuçados Dr. Bayard, a tosse vai ao ar.

Álvaro Matias, que trabalhava numa mercearia de Lisboa, tornou-se amigo de um médico francês “que tinha fugido com a família do seu país durante a Segunda Guerra Mundial”, o Dr. Bayard. Quando a guerra terminou, o médico pôde finalmente regressar à sua terra, “não sem antes partilhar um tesouro com o seu amigo (…) a receita secreta de uns rebuçados medicinais, capazes de curar todas as tosses”.

Rebuçados1

A receita estava guardada numa lata de metal com a imagem de um senhor a tossir, “exactamente a mesma que está no papel que desembrulho agora para comer mais um rebuçado e poder continuar a contar esta história”.

A autora consegue imprimir um bom ritmo à descrição do passado, intervalando com interpelações directas ao leitor, como aquela que antes se transcreveu. Os miúdos gostam disso.

Rebuçados2

As ilustrações de Marta Monteiro, que recorre às cores do “rebuçado dourado” e do papel que o envolve, são expressivas, tanto na alegria, como na tristeza. As imagens mais complexas e com mais elementos convidam-nos a observá-las uma e outra vez, na busca de pormenores que se nos escapam à primeira leitura visual.

Um bom livro para adoçar o dia de Natal. Ou outro dia qualquer.

Um Milhão de Rebuçados
Texto: Inês Fonseca Santos
Ilustração: Marta Monteiro
Edição: Pato Lógico
56 págs., 14,50€

(As duas fotos aqui reproduzidas foram retiradas do blogue Hipopómatos na Lua.)

PáginaCriançasRebuçados21-12-19

Aqui fica a página Crianças completa, divulgada no Público de dia 21 de Dezembro e com as habituais sugestões do Guia do Lazer.

(Pode ler aqui outro texto sobre o livro, divulgado no site da Fugas em Outubro.)

Feliz Natal!

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>