“Se te perguntarem o que vem primeiro, o pé ou o caminho, pensa um segundo, apenas um instante, e depois diz: a pegada dos outros.”
Assim começa um poema filosófico do escritor argentino Mario Satz, que no final do livro conta-nos: “Durante anos escrevi livros para adultos, mas quando cheguei aos 60 dei-me conta de que havia uma infinidade de relatos que queria pôr por escrito para crianças e adolescentes. Em primeiro lugar, para homenagear os meus pais; e, em segundo, porque eu próprio me sentia mais perto da minha infância do que quando era jovem, simplesmente agora no caminho de regresso.”
Um texto que interpela directamente os leitores e os põe a pensar em conceitos como “perto” e “longe”, “caminhar” e “cair”, “choro” e “riso”. Não será destinado a idades muito baixas.
A editora aconselha-o a crianças com mais de sete anos. Mas tudo dependerá do caminho… já percorrido pelos miúdos e de quem os acompanha na leitura (e no resto). “A verdade é que ninguém caminha por nós, ninguém nos oferece os caminhos feitos, muitas vezes tão cheios de indicações contraditórias e confusas que é preciso revermos os nossos passos e começarmos de novo. Partindo de outro ângulo, usando outro calçado, renovando a água do nosso cantil, despedindo-nos com gentileza do que deve ficar para trás”, dirá o autor, que desvenda a sua própria história: “Até aos 5 anos vivi numa casa com vários cães, com cheiro a campo e a chuva, para onde o meu pai levava cada animal que encontrava: uma coruja ferida, uma pequena raposa, uma galinha preta que cacarejava à noite ou uma tartaruga enorme. Sobre cada uma dessas criaturas o meu pai inventava uma história para adormecer os três filhos.”
Uma reflexão profunda, descrita de forma simples, a que Yara Kono correspondeu com imagens coloridas e brincalhonas. Estão no bom caminho…
O Caminho
Texto: Mario Satz
Ilustração: Yara Kono
Tradução: Beatriz Carvalho
Edição: Akiara Books
40 págs., 14,50€
(Texto divulgado na edição do Público de 3 de Agosto de 2019.)
Aqui fica a página completa, sempre com sugestões do Guia do Lazer.