Uma viagem atribulada, mas com final feliz, inspirada na história da primeira mulher astronauta e a única que foi ao espaço sozinha, a russa Valentina Vladimirovna Tereskhova.
Em 1963, completou 48 órbitas em 71 horas, aos comandos da nave espacial Vostok 6. O regresso da viagem foi particularmente difícil, já que Valentina, devido ao vento, esteve prestes a cair num lago gelado. O livro reproduz este episódio da sua vida, mas protagonizado por Valentina ainda criança e numa brincadeira doméstica imaginativa.
Apaixonada pelo céu, num dia de eclipse solar, a menina preparou-se para rumar às estrelas. Equipamento: fato de ir à neve, capacete da bicicleta envolvido em papel de prata e óculos de natação. Nave: armário da lavandaria, com autocolantes fluorescentes a reproduzir os planetas do sistema solar. Painel de comando: brinquedos velhos que ainda tinham pilhas e piscavam. A máquina de lavar roupa em centrifugação máxima faria o resto. “Um pequeno passo para uma miúda, um grande passo para a humanidade!”
Uma história em que a autora, Andreia Nunes, dá às crianças a força de acreditar que realizarão os seus desejos. Rachel Caiano, com as suas ilustrações serenas, enriquece a narrativa sem se lhe sobrepor. Uma complementaridade feliz.
Valente Valentina/Mighty Valentina
Texto: Andreia Nunes
Ilustração: Rachel Caiano
Edição: Caminho
32 págs., 10,90€
(Texto divulgado na edição do Público de 27 de Julho de 2019.)
Aqui fica a página completa, sempre com sugestões do Guia do Lazer.