Homenagear as mães (as que merecem) é o objectivo deste livro, que tem a particularidade feliz de ter sido criado por duas irmãs, Sabrina Moyle e Eunice Moyle. Uma escreve, outra ilustra. Também já assinaram o livro O Meu Pai É Incrível!, o que nos faz continuar a acreditar na importância da família e no seu papel na educação de todos nós.
Juntas, as irmãs lançaram há uma década a Hello! Lucky, uma empresa de design gráfico. Além de livros, editam e publicam postais de aniversário, que são um grande sucesso comercial. A família continua a dar-se bem. Gostamos disso.
Vamos ao livro. Em curtas frases descreve-se as qualidades desta mãe (e de outras): seja no conhecimento (“mais inteligente do que uma turma de corujas”), no afecto (“mais calorosa do que o próprio Verão!” e “mais adorável do que um iaque da montanha!”) ou na magia (“mais mágica do que uma centena de arco-íris”).
Há ainda a parte humorística (“mais divertida do que uma banda de bananas”) e o lado “fixe”, como o que a compara a “uma estrela disco-rock” e em que a vemos cheia de estilo a tocar guitarra eléctrica. Tudo sempre com muito (excessivo?) cor-de-rosa.
Para que se perceba o garrido, quase berrante, das ilustrações do livro, há que ter em conta que as autoras se inspiram na cultura pop asiática, algo psicadélica à luz de outros padrões culturais. O que também as motiva, e que devia ser universal, é o “optimismo, o humor e a bondade”.
No final, a homenagem maior: “Para a nossa mãe, Emily. Mais sábia do que um feiticeiro. Mais destemida do que um tigre. Mais transparente do que uma bola de cristal.” Para terminar em grande: “E agora que somos mães, percebemos o quão mágica ela é!” Pois.
A Minha Mãe É Mágica!
Texto: Sabrina Moyle
Ilustração: Eunice Moyle
Edição: Booksmile
32 págs., 12,69€
(Texto divulgado na página Crianças do Público, edição de 4 de Maio de 2019.)
Aqui fica a página completa, com as sugestões do Guia do Lazer e com destaque para a I Edição do Onomatopeia — Festival de Literatura Infanto-Juvenil de Valongo.