Do infinitamente pequeno… é do que trata este livro, que dá a conhecer aos mais novos o que são e onde vivem os micróbios. Na verdade, estão em todo o lado.
Descrição inicial: “Não têm olhos, cabeça nem pernas, tão-pouco têm ramos, raízes ou folhas, porque não são animais nem plantas. Mas têm vida. São micróbios… e são muitos.”
Exemplo. “Uma gota de água do mar pode chegar a conter vinte milhões de micróbios, o que é mais do dobro dos habitantes de Nova Iorque.”
Sobre os diferentes tamanhos destes seres, ensina-se que um dos mais pequenos se chama “poliovírus” e um dos maiores tem o nome “paramécia”. Sobre a forma, são comparados, por exemplo, a “margaridas”, “naves espaciais” ou a “colares” que enfeitam o pescoço.
Um livro que conquista os jovens leitores para o conhecimento científico, numa informação equilibrada e não alarmista. Ao mesmo tempo que se ensina que na nossa pele “há mais micróbios a viver do que pessoas a habitar o planeta Terra” e que na nossa barriga “vivem dez ou cem vezes mais” do que na nossa pele, também se tranquiliza o leitor: “Não fiques preocupado. Embora haja micróbios que, por vezes, te levam a adoecer, os que vivem diariamente à superfície do teu corpo e dentro de ti ajudam-te a manteres-te saudável.”
A autora do texto, Nicolas Davies, é apaixonada pela natureza, tendo editado vários livros para crianças sobre o tema. Formada em Zoologia, com estudos específicos em baleias e morcegos, colaborou com o canal de História Natural da BBC.
Emily Sutton formou-se na Escola de Arte de Edimburgo (Escócia) e fez uma pós-graduação em ilustração. Mas também realiza trabalhos de pintura e de escultura.
Neste livro, cada uma com a sua linguagem, mostram-nos que os micróbios “são os transformadores invisíveis do nosso mundo”. E lembram-nos: “As vidas mais minúsculas têm os maiores trabalhos.”
Minúsculos — O Mundo Invisível dos Micróbios
Texto: Nicolas Davies
Tradução: Eurídice Gomes
Ilustração: Emily Sutton
Edição: Nuvem de Letras
38 págs., 16€
(Texto divulgado na edição do Público de 14 de Abril, página Crianças.)
Aqui fica a página completa, com sugestões de actividades para toda a família. via Guia do Lazer.