Porque já é Primavera e é tempo de semear as suas cenouras, o coelho Simão decide tratar da horta.
Começou por construir uma cerca, para delimitar o terreno, “preparou a terra”, “arranjou sementes e espalhou-as”. Depois foi regando e esperando, “e elas, pouco a pouco, foram crescendo”. Chegou então o dia de as apanhar. “Eram tantas!”
O rato Paulo ofereceu-se para ajudar o Simão, apesar de ele “não ser lá muito simpático”, e acabou por sugerir que plantassem alfaces. Veio a galinha Clara e achou que também eram “precisos tomates”, o Isidoro queria beringelas, o Tiago preferia milho, a Maria “queria morangos para a sobremesa”.
No meio da azáfama hortícola, os animais nem deram pelo desaparecimento do Simão. Ficaram então a pensar que ele tinha ficado zangado por já não ter espaço na horta para as suas cenouras. Estavam enganados. E ainda bem.
Afinal, o Simão estava a preparar uma surpresa bem simpática para os amigos agricultores…
Um livro que elogia o trabalho colectivo e a convivência, mas também o contacto com a natureza.
A autora, argentina, diz ter-se inspirado na horta comunitária do seu bairro. A técnica usada, que a editora explica na divulgação, é a “estampagem com carimbos; um processo criativo muito trabalhoso, porque todas e cada uma das partes de todos e cada uma das personagens e dos utensílios representados foram impressos individualmente com o seu respectivo carimbo”. O resultado é muito expressivo.
Rocío Alejandro estudou Design Gráfico Publicitário, mas considera a ilustração para a infância a sua “verdadeira vocação”. A Horta do Simão ganhou em 2017 o X Prémio Internacional de Compostela para Álbuns Ilustrados e é aconselhado a crianças com mais de cinco anos.
A autora é também professora de Ilustração Infantil no espaço Mundos Ilustrados, em Buenos Aires. Não sabemos se lança sementes à terra, mas já tem uma bela colheita de livros. E muito apetitosos.
A Horta do Simão
Texto e ilustração: Rocío Alejandro
Tradução: Elisabete Ramos
Edição: Kalandraka
44 págs., 14€
(Texto divulgado na edição do Público de 31 de Março, na página Crianças.)
A página completa, com as habituais sugestões do Guia do Lazer.