Todas as crianças são inteligentes

Capa Criancas

Logo na capa revela-se o que está dentro do livro: “48 desafios para descobrires o Génio que tens em ti.” Mas o convite da contracapa é mais eficaz e esclarecedor: “Olá, eu sou o Génio, um monstro Genial! Adoro divertir-me e pôr-me à prova com todo o tipo de desafios. E tu? Se alguma vez pensaste que não és inteligente… Esquece!

Ali também se dá conta de que o leitor será convidado a desenhar, escrever, recortar, colar, dançar, usar o livro como uma bateria e a resolver problemas invulgares. Tudo verdade.

Criancas 5col c

Exemplo do desafio Viagem Espacial: “Imagina que vais a Marte numa nave espacial. Depois de uma longuíssima viagem, ao chegar, dás de caras com um marciano. O que fazes?” A seguir pede-se à criança para se desenhar nesse planeta. Depois, mais desenhos são sugeridos, sob o mote: “Não sabes a língua dele, mas ajeitas-te a desenhar, pelo que pegas no teu caderno e desenhas algo que signifique: ‘Venho em paz’; ‘Quero ser teu (tua) amigo(a); ‘Venho da Terra’”, entre outras tentativas de comunicação.

No exercício Um Mimo Muito Falador, explica-se inicialmente que “um mimo é um actor que se exprime por gestos”, para então se dizer à criança para observar as diferentes expressões nas imagens reproduzidas. O desafio é então descodificar o que é que o mimo sente em cada um daqueles momentos. Para isso, há que fazer corresponder a cada emoção uma frase.

As emoções registadas são: alegria, medo, surpresa, tristeza, irritação. As frases são: ganhou a lotaria, a pessoa de que ele gosta não lhe liga, acaba de ver um bicho enorme e horripilante, está há muito tempo à espera de um amigo que chega tarde, surpreendeu-se muito ao saber de uma notícia.

Criancas 2col

Também há exercícios físicos, como o de equilibrar um livro na cabeça enquanto se passeia pelo quarto, depois pôr-lhe um lápis por cima e depois um berlinde. E ir anotando quantos segundos se aguentou sem que nada caia ao chão.

Um livro divertido e formativo baseado na teoria das inteligências múltiplas, que defende que “em todos nós há oito tipos diferentes de inteligências”, querendo a autora concluir que “não há crianças mais inteligentes que outras, mas sim crianças que têm uma ou outra inteligência em maior ou menor grau”.

Criancas 2col a

Begoña Ibarrola é psicóloga e especialista em inteligência emocional, inteligências múltiplas e musicoterapia. Foi terapeuta infantil durante 15 anos. Aqui, fornece um guia para ajudar a identificar a inteligência dominante de cada leitor.

Os miúdos vão divertir-se com uma surpresa no final e com a feliz descoberta de que também eles podem ser geniais.

Texto: Begoña Ibarrola
Ilustração: Víctor Montes
Design: Kim Amate
Adaptação: Guidesign
Edição: Planeta Júnior
112 págs., 14,41€

Texto divulgado na edição do Público de 24 de Março, na página Crianças.

GenialImagem

Aqui fica a página completa, com a colaboração do Guia do Lazer e as suas actividades para toda a família.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>