A transformação de uma semente numa árvore é aqui contada e ilustrada de forma inspirada e poética. “Começa numa semente. Mas o que será, mais à frente? Uma raiz, um rebento, algumas, poucas folhinhas. Com o correr das semanas, cresce o rebento, altaneiro: para as joaninhas, um trono; para as libelinhas, poleiro! Mas sonha ser bem maior, chegar mais alto do que agora. Furar pelo solo adentro, esticar-se pelo céu afora.”
Com o decorrer das estações, a semente há-de concretizar o sonho e tornar-se uma árvore imponente, rodeada de animais de muitas espécies.
“Crescem fortes os seus ramos, que dão sombra e abrigo: uma casa onde os animais se sentem fora de perigo.”
Explica-se no final que a árvore de que aqui se conta a história é uma Acer pseudoplatanus, de nome comum “bordo” (no livro, a designação latina aparece escrita de forma errada). Também se informa que uma única árvore destas “pode produzir até 10 mil sementes por ano”, a que chamam “helicópteros”, já que as sementes, ao caírem, fazem uma espécie de rodopio no ar.
“Mal as sementes estão prontas, partem no sopro da brisa… e talvez algumas delas venham a ser um dia… árvores cheias de vida.”
O livro venceu o prémio de não ficção infantil Margaret Mallett. A cada página, vamos acompanhando o desenvolvimento da árvore, tanto das raízes como do tronco e da folhagem. A fazer lembrar ilustração científica.
Com o avançar das estações, vão-se juntando à árvore borboletas, aves, coelhos, esquilos e outros animais desenhados com saber.
Jennie Webber é especializada em gravura e os seus trabalhos são inspirados na natureza e na sua conservação. O próximo livro será sobre a Grande Barreira de Corais. É professora e desenvolveu oficinas criativas para o Museu de História Natural, o British Science Festival e a Dulwich Picture Gallery.
Os bordos podem durar 400 anos e chegar até aos 35 metros de altura. “Uma árvore gigante, por demais impressionante.”
Começa Numa Semente
Texto: Laura Knowles
Ilustração: Jennie Webber
Tradução: Susana Cardoso Ferreira
Edição: 2020 Editora/Fábula
40 págs., 13,99€
(Texto divulgado na edição do Público de 24 de Fevereiro de 2018, na página Crianças.)
Na edição em papel, saiu assim (tão bonita), com a colaboração de Sandra Silva. O Guia do Lazer está sempre presente nas escolhas de actividades culturais em família.
Para conhecer outros trabalhos de Jennie Webber, entre por aqui.