Os narizes compridos de João Vaz de Carvalho

CapaNarigudo

Uma colecção de contos de Luísa Ducla Soares com ilustrações de João Vaz de Carvalho. Histórias de rapazes de narizes excessivamente compridos, meninas exageradamente bondosas, rapazes incompreensivelmente medricas e senhores absurdamente fortes.

Juntar a boa disposição de Luísa Ducla Soares ao humor de João Vaz de Carvalho só poderia resultar num livro muito divertido e livre. Cheio de talento.

Aqui não se faz cerimónia com as palavras e assegura-se gargalhadas junto do pequeno leitor. Seja pela escrita, seja pela imagem.

Fala-se de cuecas e rabos, temas que logo fazem as crianças rir-se, embaraçar-se ou corar. Toda a narrativa e estética concorre, de forma bem-humorada e na lógica dos mais novos, para episódios e reflexões à volta do absurdo e dos extremos. E os miúdos sempre gostaram disso.

 

MioloNariz

Há um nariz excessivamente comprido, uma menina exageradamente bondosa, um rapaz incompreensivelmente medricas e um senhor absurdamente forte.

O rapaz do nariz comprido metia sempre o nariz onde não era chamado. Durante as aulas metia o nariz no recreio. Quando ia no autocarro metia o nariz em cima das meninas do banco da frente (…)” Não vamos contar muito mais, mas fiquem sabendo que um dia “meteu o nariz na jaula dos leões”. Imaginem então o que lhe aconteceu.

A menina boa (…) não jogava à bola para não estragar a relva, não corria para não romper os sapatos, não limpava o rabo para não gastar papel higiénico.” É disto que trata o segundo conto deste livro, que conclui “que pena uma menina tão boa não ser ao menos um bocadinho má”. É que a rapariga até oferecia chazinho e torradas aos ladrões…

O menino medricas deste livro tentou rodear-se de animais que o defendessem, mas correu tudo mal, já que os bichos deixaram-se contaminar pelos seus receios: um cão, um gato, um rato e até um grilo. Um dia, o rapaz disse: “Isto é demais!” E atirou-se de cabeça para o lago. “Agora chamam-lhe Miguel sem Medo.”

Já o senhor forte demonstrou logo no berço a sua força, ao brincar com “uma grande roca de chumbo”. Mas cresceu e a saga continuou: “Se havia uma avaria nos comboios, prendia à cintura dez carruagens e largava a correr de Lisboa até ao Porto.” (Como se vê na ilustração maior desta página.)

A concluir, Luísa Ducla Soares revela mais uma vez o seu sentido crítico e mordaz, quando diz que o senhor forte irá atirar à mão o primeiro foguetão português até à Lua. “Esperamos que não erre a pontaria…” Pois.

O Rapaz do Nariz Comprido e Outros Contos
Texto: Luísa Ducla Soares
Ilustração: João Vaz de Carvalho
Edição: Livros do Horizonte
40 págs., 13,90€

(Texto divulgado na página Crianças da edição do Público de 16 de Dezembro de 2017.)

Para conhecer outros trabalhos de João Vaz de Carvalho (quase sempre com personagens narigudas), venha por aqui.

Narigudosdezem

A página completa saiu assim, com as habituais sugestões do Guia do Lazer.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>