O título deste livro, que é uma colectânea, foi retirado do poema Outro modo de olhar, que pertence à obra Rondel de Rimas para Meninos e Meninas. A ilustração que o acompanha está reproduzida [aqui em baixo] e tem assinatura de Ana Lúcia Pinto.
O poema: “Havia em cima do muro da casa uma vaca deitada ao sol, de pernas para o luar,/ um melro depenado, só com uma asa,/ uma girafa com dificuldade em respirar// e um menino muito pequenino a sonhar que nada devia ser assim tão cruel:// para a vaca inventou um tropel. Para o melro, um céu, ainda que de papel,/para a girafa, uma corrente de ar/ e, para o poeta, outro modo de olhar.”
Cada dois poemas contam com imagens de ilustradores diferentes. Nesta página, mostramos parte da imagem de Fedra Santos criada para os poemas Bicicleta e Como se te Chamasse e também parte da imagem de João Vaz de Carvalho para Amendoeira e Diospiro.
Esta selecção reúne textos que João Manuel Ribeiro foi escrevendo e publicando ao longo de dez anos e é da responsabilidade da professora Sara Reis Silva, que no posfácio explica que a antologia se baseia em dez núcleos – infância; amor; avô; casa; bicicleta; animais; flores, frutos e árvores; letras e números; ciência; humor e ironia.
Diz ainda que espera que a compilação “ofereça uma visão do valor estético dessa obra singular poética que é a de João Manuel Ribeiro”. E acrescenta: “Acima de tudo, como escreve o próprio autor, que esta antologia faça acontecer ‘a junção de dois mistérios: o do poeta que os escreveu e o teu que os vais ler.”
Assim seja.
E para o Poeta Outro Modo de Olhar
Poemas: João Manuel Ribeiro
Selecção e posfácio: Sara Reis da Silva
Ilustração: vários
Edição: Trinta por Uma Linha
34 págs., 12,50€
(Texto divulgado na edição do Público de 16 de Setembro, página Crianças.)
Aqui fica a página completa da edição em papel com destaque para o Festival Literário de Ovar e mais sugestões do Guia do Lazer.
Se quiserem ouvir a voz de João Manuel Ribeiro a ler um dos seus primeiros livros (Improvérbios), sigam-nos.
ADOROOOO!