Um livro que dá a alegria aos miúdos (e aos crescidos ) de poderem pintar com os dedos.
Depois de breves instruções iniciais e alguns alertas, vários cenários e ambientes convidam a criar bichos coloridos de muitas espécies. Não se preocupem porque as tintas são laváveis e não tóxicas.
Comecemos pelas instruções, que podem ser descritas pelos adultos, caso o miúdo não seja ainda leitor autónomo: “Pressiona o teu dedo numa das almofadas de tinta algumas vezes para teres a certeza de que ele está bem coberto de tinta antes de o usares no livro.” As almofadas de tinta estão ao lado das páginas e têm as sete cores do arco-íris.
Explica-se também que, de cada vez que se quiser mudar de cor, há que limpar os dedos com um toalhete de papel, para não misturar os tons. E adverte-se ainda: “Quando tiveres acabado o teu desenho, lava as mãos com água e sabão para ficares sem manchas de tinta.” Por fim, diz-se ainda “tenta não sujar a roupa com tinta e não metas os dedos na boca – as tintas não sabem bem”.
Há ainda dicas para que a criança recorra a vários dedos e assim obtenha diferentes formas e também para que use a ponta do dedo de modo a conseguir “uma impressão digital redonda”.
Depois, é deixar a criança divertir-se, criar, esborratar e treinar alegremente a sua sensibilidade táctil, assim como a percepção de várias texturas. Neste exercício criativo, vai descobrindo muitas espécies animais. Ouriços-cacheiros, coalas, caracóis, gatos, joaninhas, abelhas, pintainhos, pavões e outras aves fazem parte das sugestões de pintura que vão aparecendo a cada página. Sempre enquadradas nos múltiplos e complexos habitats dos animais retratados.
Pintar com os Dedos – Animais decerto proporcionará momentos divertidos em família. Bom para brincadeiras durante as férias.
Pintar com os Dedos – Animais
Texto e ilustração | Vários autores
Edição | Jacarandá
64 págs., 13,90€
(Página divulgada na edição do Público de 24 de Junho. Estamos atrasados… mas ficou bonita, não ficou?)