O que poderia ter sido uma simples partida de ténis entre o Luís e a Luísa transformou-se numa aventura divertida e complexa. Ainda assim, continuou a ser um jogo. Só que com a participação dos leitores.
Não é fácil descrever sobre este livro da colecção Cantos Redondos: “Livros em papel interactivos e digitais? Nem mais.”
De novo, o Planeta Tangerina desafia o leitor a entrar na história de modo original e inesperado, de tal forma que as próprias páginas falam com as personagens e connosco.
A dada altura, somos obrigados a andar para trás e para a frente, até descobrirmos a bola amarela (que desapareceu na “dobra entre as páginas”).Mais tarde, teremos de partir à procura de outro objecto, que também ficará pelo caminho, entre páginas, dobras e cenários variados.
O “campo de ténis” torna-se recinto de festas, leva-nos à savana e até a um encontro com Deus e com burros. Uma viagem por diferentes ambientes e atmosferas várias.
Pelo meio, fica-se a conhecer o carácter do rapaz, impaciente, e da rapariga, quase sempre bem-disposta (mas chega a chamar-lhe “rabugento”).
A Bola Amarela (a busca de uma bola desaparecida) é um caso em que uma boa ideia (de Daniel Fehr) corresponde a uma execução feliz. Aqui podem ver-se os vários registos gráficos e plásticos de Bernardo P. Carvalho, sem que perca a sua identidade, nas cores, movimentos e formas.
Diz a editora sobre esta colecção: “Um livro é um lugar. Com dentro e fora, esquerda e direita, perto e longe, princípio e fim. Nesta colecção, fazemos do ‘objecto-livro’ um lugar verdadeiro, onde os leitores participam na construção de cada aventura, jogando, brincando, produzindo sons e movimentos.”
Agora, é pegar no livro e estar disponível para praticar observação e interactividade. Mas sem ecrãs.
A Bola Amarela
Ideia original: Daniel Fehr
Texto: Bernardo P. Carvalho
e Daniel Fehr
Ilustração: Bernardo P. Carvalho
Edição: Planeta Tangerina
40 págs., 12,15€
(Texto divulgado na edição do Público de 9 de Setembro, página Crianças.)
Aqui fica a página completa. Com destaque para o Rio de Contos, III Encontro de Narração Oral de Almada, e outras sugestões do Guia do Lazer.