Nada de errado com uma criança que brinca

DamiãoToupeira

Está tudo posto em sossego debaixo do bosque até que Damião acorda e se levanta. Enérgico, distraído, hiperactivo, inquieto, chato, nervoso, tonto. Toda a gente tem forma de o classificar. “Chamam-lhe tantas coisas que ele já nem sabe quem é.” Isto porque se distrai com tudo, seja a caminho da escola ou nas aulas. “Não consegue estar quieto e prestar atenção.”

Os pais da toupeira não sabem o que fazer, até que vêem um anúncio no jornal: “A feiticeira do bosque — terapias criativas para crianças difíceis (não fazemos milagres, mas tudo tem solução).”

Damião passou a visitar a “feiticeira” Berta todas as tardes: “Dá-lhe vários materiais e diz-lhe que todas as semanas poderá fazer uma coisa diferente.” Assim ficou combinado. “Nos primeiros dias, o Damião faz um pouco de tudo. Sobe, desce, vira, move, arruma, desarruma… Começa muitas coisas e nunca acaba nenhuma.”

Aos poucos, entre brincadeira, liberdade, atenção e descontracção, a pequena toupeira “começa a passar mais tempo quieto e sentado na cadeira, a fazer coisas mais complexas e elaboradas”.

Imagem retirada do site da autora: http://www.annallenas.com/index.html

Imagem retirada do site da autora

Mais adiante, a “feiticeira” explica-lhe que a sua energia é como a de um comboio, “só precisa de um carril, para não descarrilar”. Diz-lhe ainda que tem procurar o seu carril, ou seja, procurar aquilo que mais gosta de fazer. Para concluir: “Na verdade, não há nada de errado contigo.”

Damião acabará por descobrir o que o faz ficar concentrado e motivado. E surpreende toda a gente com o seu trabalho escolar de fim de ano: um bolo gigante para dividir por todos.

Um livro bonito, bem pensado e “sem Ritalina”, alertando para a necessidade de atenção e envolvimento das crianças. Há que lhes dar espaço e tempo para que se conheçam e apercebam das suas paixões, sem as empurrar para modelos nem criando expectativas à imagem dos adultos que as educam.

Em vez de gastarem energia a discutir, divirtam-se na cozinha e encantem-se com a magia de um bolo a crescer.

Damião, a Toupeira Furacão
Texto e ilustração: Anna Llenas
Edição:  Nuvem de Letras
56 págs., 12,90€

Texto divulgado na edição do Público de 17 de Junho, na página Crianças. (Já foi há uns tempos... mas ainda vale.)

Damião17Junh

A página completa foi publicada assim.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>