Na boca do lobo (que cheira mal)

Na Boca do Lobo

Um livro que contém poemas poemas criados a partir de expressões idiomáticas comuns, como “andar com a cabeça na lua”, “fazer uma tempestade num copo de água” ou “ir por maus caminhos”.

A que dá título à obra, “na boca do lobo”, mereceu este texto divertido de Sara Monteiro: “Na boca do lobo cheira sempre muito mal./ O lobo só come carne/ e não gosta de vegetal. // O lobo não lava os dentes/ está sempre a devorar,/ assim que abre a boca/ não se pode respirar. // Não vai ao dentista, /não come vegetal,/ não lava os dentes e por isso cheira mal.”

A cada expressão um poema que ignora o habitual sentido do seu uso e antes explora o sentido literal da frase, alargando o imaginário do leitor de modo claro e bem-disposto.

criancas2

As ilustrações de Susana Carvalhinhos emprestam cor e movimento aos poemas, sendo igualmente divertidas e alargando os universos descritos. Gostamos especialmente das que acompanham as frases “andar com a casa às costas”, “a menina dos olhos”, “cair das nuvens” e “fazer um negócio da China”.

Na Boca do Lobo integra o conjunto de novos livros infantis editados pela Associação para a Promoção Cultural da Criança, na colecção Ler com Valores, que indicam para leitores até aos 12 anos.

criancas1

Os outros títulos são Vincos (texto de Inês Fonseca Santos e ilustração de Nicolau), Cidade em Forma de Assim (João Paulo Cotrim e Rui Rasquinho) e Há Vozes no Charco (Raul Malaquias Marques e Pierre Pratt).

Vincos e Cidade em Forma de Assim assinalam os 500 anos da publicação de Utopia de Thomas Moore. Escreve a editora sobre ele: “Texto fundamental para percebermos o modo como organizamos a nossa vida comum. Mais: com ele se descobriu que haverá sempre possibilidade de sonharmos um mundo diferente.” É verdade.

Na Boca do Lobo
Texto: Sara Monteiro
Ilustração: Susana Carvalhinhos
Edição: Associação para a Promoção Cultural da Criança
40 págs., 7,50€

(Texto divulgado na edição do Público de 8 de Abril, na página Crianças.) 

PJL52-page-001

Em papel, a página completa saiu assim. Com sugestões de férias ocupadas e de música recolhidas em conjunto com o Guia do Lazer.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>