Os pais estão diferentes

01OMeuPaiÉOMelhorDoMundo

No domingo, 19 de Março, assinala-se o Dia do Pai. A verdade é que os pais estão diferentes de outros tempos: cuidam dos bebés, lêem-lhes histórias, não se envergonham de os beijar e abraçar em público, levam-nos ao parque e a todo o lado sem a presença das mães. Não foi sempre assim.

Porque também eles, os pais, merecem ser mimados, hoje se traz aqui um livro que pretende agradecer-lhes e lembrar-lhes que nada pode igualar a relação que mantiverem com os seus filhos. Biológicos ou não. E ninguém está à espera de perfeição.

O Meu Pai É o Melhor do Mundo é um livro-álbum pensado para ser preenchido em conjunto por crianças e adultos. Nele se pode contar a história de pai e filho e ilustrá-la com fotos, desenhos e colagens.

Pai5Pai4

O livro vai sendo completado com a informação que a criança for solicitando, até concluir a sua primeira obra. “Neste livro, vou escrever, desenhar, cortar e colar para contar a história mais bonita do mundo: a história de como te tornaste meu pai. É para te oferecer a ti, o melhor pai do mundo.” Associar livros e afectos será sempre uma prática natural.

Nada impede que parte do livro em construção seja criada com a ajuda de outro familiar e uma outra parte com a do próprio pai, criando momentos felizes de partilha, cumplicidade e criatividade.

Juntos vão reconstituir o passado do mais velho (que também foi pequenino), conversar sobre o momento em que o mais novo entrou na sua vida (e no mundo) e ainda contar o que faz dele um pai especial e único. O mesmo para o pequeno, um filho especial e único.

Em conjunto, vão visitar memórias e fazer nascer outras. Porque a história de um será sempre a história do outro.

Sugestão nas páginas iniciais: “Mãe, pai, avô, avó, tio, tia, como responsável pelo pequeno autor, só tem uma tarefa: deixá-lo criar.” É um bom princípio, a que se segue uma ressalva ainda melhor, que pede ao adulto que não tenha a tentação de substituir o miúdo e de fazer o trabalho por ele: “Ajude-o em tudo o que ele pedir, inspire-o, se for preciso, mas, sobretudo, deixe que seja ele o protagonista. Esta é a sua história.”

Pai2Pai3

Aqui, como em muitas outras coisas importantes, o processo é mais valioso que o resultado.

Lembrando que a perfeição não é deste mundo e que nas relações humanas nada está garantido, desejamos a todos um Feliz Dia do Pai.

O Meu Pai É o Melhor do Mundo
Autoria e direitos: Penguin Random House Grupo Editorial
Edição: Arena
92 págs., 10,95€

(Texto divulgado na edição do Público de 18 de Março, na página Crianças.)

Crianças - 180317-page-001

Aqui fica a página completa, com sugestões de férias ocupadas para o período da Páscoa. (Atenção às datas de inscrição.) Mais informações no Guia do Lazer

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>