Ritmo, brincadeira, imaginação, jogos de palavras, vocabulário rico e imagens bem-dispostas fazem de Versos Que Riem um livro de que é muito fácil gostar. Se for lido em conjunto e em voz alta, ainda se tornará mais apetitoso…
Até porque lá dentro se encontra o Restaurante da Poesia, que tem uma ementa para os dias de semana e outra para os domingos. Informa que organiza “Festas de baptizado, casamento e divórcio”.
Ali se pode beber “vinho grosso” e degustar “tainhas da Ribeira à Lagareiro com batatas a pontapé”, “sopa de letras minúsculas”, “caldo azul”, “espetada de berlindes” ou “mousse de açucenas”, entre muitas outras “iguarias poéticas” que o autor criou em conjunto com alunos de 5.º ano da Escola Básica da Madalena (em Abril de 2004).
João Pedro Mésseder é o pseudónimo de José António Gomes, professor na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, com vários livros publicados e premiados de literatura para a infância e juventude. A poesia é o seu forte.
Neste conjunto de 14 textos, quase todos poemas a rimar, tanto fala de sonhos, como de situações concretas, mas sempre com algum humor e ironia.
Vamos conhecer O João: “O João de repente dá um pontapé na gente./ O Francisco sem contar apanha e põe-se a chorar./ A Rita queria brincar mas o João não quer deixar./ A Ana já se zangou porque o João a magoou./ O Luís desenha o mar que o João vai estragar./ João, pára com isso, anda correr e brincar.”
Reproduzimos nesta página o desenho que o João estragará. A figura que Ana Biscaia escolheu para o retratar é a de um miúdo com ar (e pala) de pirata, a fazer caretas, com a língua de fora. Apropriado.
A ilustradora e também designer já fez parceria com o escritor nos títulos Que Luz Estarias a Ler? (2014) e Poemas do Conta-Gotas (2015). Na próxima terça-feira (dia 14, às 16h30), ambos vão estar em Sintra na Casa dos Hipopómatos a falar sobre Versos Que Riem.
Depois das sessões com as escolas, Ana Biscaia dinamiza uma oficina de desenho e ilustração aberta ao público. É de aproveitar.
Versos Que Riem
Texto João Pedro Mésseder
Ilustração Ana Biscaia
Edição Calendário de Letras
32 págs., 13,78€
(Texto divulgado na edição do Público de 11 de Março, pág. Crianças.)
Aqui fica a página completa, com destaque para o atelier Rubikando, em Coimbra. Mais informações no Guia do Lazer.
Para ver outros trabalhos de Ana Biscaia, este é o caminho.