Acreditar que este é um livro de estreia de uma ilustradora não é fácil. Pelo desenho, pela síntese, pelo talento. Aquário não tem palavras, mas tem sentido e emoção. A prova de como uma ideia simples consegue chegar ao leitor mais ou menos jovem sem precisar de grandes artifícios.
Da observação das imagens, cada um pode criar a história que quiser. Esta é a nossa: uma menina vive perto de um rio, gosta de contemplar a água e de nadar. Sente-se feliz no meio dos peixes e mergulha com eles.
Um dia, um peixinho vermelho salta para a ponte onde a pequena acede ao rio. Recolhe-o, põe-no numa garrafa e corre para casa, onde procurará um recipiente o mais apropriado e confortável possível para o novo amigo.
Apesar de uma logística complexa de alimentação de água com mangueira, de tentar reproduzir o ambiente de onde ele veio e até de um banho conjunto e divertido dentro de uma banheira, aquele não era o lugar do peixinho vermelho. A menina, apercebendo-se disso mesmo, volta a pô-lo numa garrafa, corre para o rio e devolve-o a casa. À dele.
Continuarão a ser amigos, a gostar da companhia um do outro e a nadar juntos. Tudo isto no respeito pela liberdade e meio natural de cada um. É o que se espera da amizade verdadeira.
Cynthia Alonso é Argentina, estudou Design na Universidade de Buenos Aires e frequentou várias formações de Ilustração e Narrativa Visual. Participou também numa residência de Verão na School of Visual Arts, em Nova Iorque. Em 2016, foi seleccionada para a Exposição Internacional de Ilustradores da Feira do Livro de Bolonha.
De forma colorida, entre azuis, vermelhos, amarelos e rosas, a ilustradora começa por nos dar a conhecer a paisagem, com colinas, meandros do rio, vegetação e habitações. Depois, revela-nos o interior da casa, mas o exterior continua visível através da janela. Mais adiante, o foco aproxima-se dos protagonistas.
Muito expressiva e inteligente a escolha das guardas. Nas de abertura, vêem-se peixes aprisionados em diferentes formatos de aquário; nas de fecho, já nadam livremente em redor da menina.
O que nós gostávamos mesmo era de ter um vestido igual ao dela. Cheio de peixinhos vermelhos felizes.
Aquário
Ilustração: Cynthia Alonso
Edição: Orfeu Negro
40 págs., 12,90€
(Texto divulgado na edição do Público de 4 de Março, na página Crianças.)
Para conhecer melhor o trabalho de Cynthia Alonso (dentro e fora de água…), siga-nos.
Aqui fica a página completa. Mais sugestões de actividades culturais em família no Guia do Lazer.