Sair da toca e descobrir o mundo

CapaLivroOndeestáMinha Mãe

Sair da toca e descobrir o mundo (que é grande) e os outros (que são múltiplos). É o que António Mota quer dizer aos jovens leitores com esta história de dois irmãos coelhos que partem à procura da mãe, que se atrasou.

Na verdade, o autor também quis dizê-lo ao neto, já que Onde Está a Minha Mãe? foi escrito quando soube que ia ser avô. E o livro nasceu mais ou menos ao mesmo tempo que o rapaz — outro António.

Bitó e a Fabi são os nomes dos protagonistas, escolhidos pela sonoridade e facilidade de pronunciação em várias línguas, o que não é um pormenor para quem tem vários livros traduzidos.

As personagens, nesta busca pela mãe, descobrem-se a si próprios, um ao outro — dentro da toca nunca se tinham apercebido de como eram bonitos — e muitos outros seres. Alguns perigosos. A mãe já lhes tinha dito que “o perigo é uma coisa muito má!”. E eles quiseram saber o que era “uma coisa muito má”. Eis a resposta: “É tudo o que nos pode magoar. Ou até mesmo matar! Os tiros das armas dos caçadores, os dentes afiados dos cães dos caçadores, os dentes ainda mais afiados das raposas e as garras das águias são perigosos.”

Miolo

Por isso a mãe lhes dissera: “Os meninos ficam aqui quietinhos à minha espera, ouviram?” Mas desobedecer também faz parte de crescer. E os manos descobriram assim muitas brincadeiras felizes, a amizade, a diferença, a beleza.

Ao registo telúrico de António Mota junta-se a expressão sensível de Sebastião Peixoto, com as suas figuras de traço algo clássico, rostos amáveis e cores quentes. O resultado é um livro doce. Como se espera das relações entre mães e filhos. (E, já agora, entre avós e netos…)

Onde Está a Minha Mãe?
Texto: António Mota
Ilustração: Sebastião Peixoto
Edição: Edições ASA
65 págs., 11,50€

(Texto divulgado na edição do Público de 4 de Fevereiro, na página Crianças.)

Crianças - 040217-page-001

Aqui fica a página completa, com destaque para o Indie Júnior Allianz — 1.º Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto. A programação está aqui. Mais sugestões no Guia do Lazer.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>