Quem não teve já a sensação de ter perdido algo? Sem saber exactamente o quê, de repente apercebe-se de que lhe falta qualquer coisa essencial. E o mais acertado é partir à sua procura. Enfrentando desconforto, obstáculos, tempestades, mistérios, desconhecidos, medos e tudo o mais.
Foi exactamente isso que fez o pequeno Mi nesta sua grande viagem à procura do que suspeitava ter perdido.
“Mi deu-se conta de que perdera algo. Não estava no quarto. Nem no bolso das calças. Espreitou dentro da torradeira e abriu uma janela e três portas. O que procurava não estava.” Depois deste arranque, o leitor fica não só curioso por saber o que foi que a criança perdeu, como se enche de vontade de a ajudar a encontrar o que, mesmo sem o saber, decerto lhe faz falta. Agora, depois e sempre.
Até porque o narrador nos faz saber que o miúdo está sozinho nesta busca: “O pai estava a pescar no Alasca. A mãe a colar selos em cartas.” E as imagens mostram-nos como esta é uma demanda solitária. Com um final que nos deixa felizes.
O autor Sandro William Junqueira tem uma escrita clara, doce e poética, que no universo infantil já nos encantou com A Cantora Deitada (ilustrações de Maria João Lima). Trabalha regularmente como actor e encenador de teatro.
A ilustradora e artista plástica Rachel Caiano mergulha sem medo na linguagem sensível e mágica do escritor, traduzindo-a numa expressão plástica própria que a identifica, alargando no entanto o sentido do que é dito.
A Grande Viagem do Pequeno Mi será apresentado na Casa dos Hipopómatos, na Biblioteca Municipal de Sintra, no dia 11 de Fevereiro, às 15h30. As ilustrações do livro estarão ali expostas para que todos possamos viajar com o pequeno Mi. À procura do que também nós julgamos ter perdido.
A Grande Viagem do Pequeno Mi
Texto: Sandro William Junqueira
Ilustração: Rachel Caiano
Edição: Editorial Caminho
40 págs., 10,90€
(Texto divulgado na edição do Público de 28 de Janeiro, na página Crianças.)
Aqui fica a página completa, com destaque para Poesia-me, Ciclo de Leituras para a Infância, que decorre em Lisboa, no Teatro de São Luiz, até Julho. Mais sugestões no Guia do Lazer.