Quando a raiva cresce

CapaEra uma vez uma raiva

Começa pequenina, vai crescendo, primeiro alimentando-se de si própria, depois, de muitas outras coisas, ficando surda e cega até se tornar enorme, enorme e explodir, destruindo tudo à volta.

No início, era só uma raivinha à toa. Uma coisa tonta, que nem tinha razão de ser, mas que, mesmo assim, era”, descreve a autora brasileira Blandina Franco. Na imagem, vê-se uma pequena mancha vermelha no chão “a ruminar” entre os sapatos de quem caminha.

Miolo1

Mas chega uma altura em que começa a crescer e a alimentar-se de “um olhar de alguém meio de lado, um sorriso diferente, uma palavra torta, uma imagem distorcida”. E a raiva vai passar a alimentar-se de tudo: “Se as pessoas estavam a dançar”, “ou se estavam sentadas a conversar”, “se estavam apaixonadas” (como as representadas na ilustração que se reproduz aqui em baixo), “ou se estavam a divertir-se”.

Miolo2

O ilustrador José Carlos Lollo, também brasileiro, escolheu representar a raiva por uma espécie de glutão (para os mais antigos) ou de pacman (para os um bocadinho menos antigos) de cor vermelha e expressão furiosa. Há movimento nas imagens e um contraste eficaz entre o vermelho e o preto, ou o cinza, sobre o fundo branco.

No final, uma figurinha azul será preciosa. Mas antes teremos de ver as páginas dominadas pela vermelha e destruidora “fúria”, “cólera”, “ira”.

Um livro bem imaginado, que leva a pensar nos sentimentos menos felizes e que pode ajudar as crianças a reflectir sobre as suas frustrações e birras. Os adultos também.

Esta dupla de autores naturais de São Paulo já tem mais de 30 livros. Ainda bem.

Era Uma Vez Uma Raiva
Texto: Blandina Franco
Ilustração: José Carlos Lollo
Edição: Nuvem das Letras
40 págs., 12,70€

(Texto divulgado na edição do Público de 14 de Janeiro, página Crianças.)

Crianças - 170117-page-001

Aqui está a página completa, com destaque para o musical O Gato das Botas, que vai estar em cena até 28 de Maio. Mais sugestões no Guia do Lazer.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>