Não adianta roubar o Natal…

CapaRoubouNatal

… ele celebra-se sempre. De uma maneira ou de outra.

Esta é uma daquelas histórias a que os adultos passaram a chamar, a partir de certa altura, “um clássico”. Seja ou não seja, a verdade é que este roubo do Natal por alguém que não gosta de o celebrar encontrou eco em milhares de miúdos, leitores ou “apenas” espectadores do que se mostra nos ecrãs.

Já faz 16 anos que Jim Carrey interpretou no cinema uma criatura verde e mesquinha que odiava o espírito de Natal, de seu nome Grinch, inspirada no livro que aqui se traz e que começa assim: “Todos os Quem no vale da Vila-Quem gostavam do Natal a valer… Mas o Grinch, que vivia a norte da Vila-Quem, nem o podia ver!” Está feita a apresentação do malandro que irá roubar o Natal mesmo na véspera da festa.

Mais: “O Grinch odiava o Natal! Odiava toda a estação! Por favor, não perguntem porquê. Ninguém sabe bem a razão. Talvez fossem os sapatos a apertar-lhe o calcanhar. Mas eu acho, afinal, que a razão principal é que ele tem um coração bem mais pequeno que o normal.” Parece ser uma justificação plausível. Todos conhecemos alguém assim.

O plano diabólico de Grinch consiste em disfarçar-se de Pai Natal, com rena e tudo, mas, em vez de levar presentes para as casas das famílias, vai retirá-los. Nem as árvores e enfeites hão-de escapar.

MioloCriancas 03dez Mail

O autor desta história já morreu, em 1991, mas continua a ser um autor de livros infantis reconhecido e muito querido pelos leitores, alguns que entretanto cresceram. Vendeu até hoje mais de 650 milhões de obras em todo o mundo e foi traduzido para mais de 30 línguas, ultrapassando a publicação de 60 títulos.

Quanto a Grinch, acabou por sentir e ver o seu coração crescer. Isto porque, mesmo sem presentes ou peru, todos celebraram felizes aquela noite e aquele dia.

Reflexão final do protagonista: “Talvez o Natal não seja algo que está à venda. Talvez o Natal… quiçá… seja mais do que uma prenda!

A festa da família e dos amigos acabou por chegar a Vila-Quem. E também há-de chegar aqui e aí.

Como o Grinch Roubou o Natal
Texto e ilustração: Dr. Seuss
Tradução: José Dias Pires
Edição: Booksmile
64 págs., 12,99€

(Texto divulgado na edição do Público de dia 3 de Dezembro, página Crianças.)

Para conhecerem melhor Dr. Seuss e a personagem Grinch, venham connosco.

Crianças-031216 (1)-

Aqui fica a página completa com sugestões de férias de Natal ocupadas. (Atenção que para algumas actividades é preciso inscreverem-se com antecedência.) Mais informação no Guia do Lazer.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>