Somos o que sentimos

CapaSentimentos

Uma abordagem poética e verdadeira sobre os nossos sentimentos. Os bonitos e os outros. Sem qualquer hierarquia ou julgamento, descrevem-se por comparações, metáforas, alegorias e imagens aquilo que se sente no coração e na cabeça, qualquer que seja a idade que se tiver.

Ponto de partida: “Dentro do meu coração, habitam inúmeros sentimentos, que vão tornando os meus dias ora risonhos ora cinzentos./ Por vezes quero chorar, bater o pé e fazer uma grande fita; outras, não consigo parar de rir – o que é que isto significa?/ Visto de fora, sempre igual posso parecer, mas dentro de mim há muitas coisas a acontecer.”

A reflexão começa pela coragem, depois a tristeza, a raiva, a alegria, a “nveja, a solidão, a vergonha, o entusiasmo, o medo e, por fim, a calma – descrita assim: “Num mar calmo e azul, o teu pequeno barco flutua suavemente e tu contemplas a vista, balançando para trás e para a frente./ Belas aves marinhas passam por ti a esvoaçar enquanto suspiras em paz navegando pelo mar.”

SentimentosMiolo

O texto é acompanhado pela imagem que aqui se reproduz, mas que se estende por duas páginas, dando uma perspectiva de horizonte mais alargada e serena. Um livro bonito que convida a olhar para dentro, sem no entanto ignorar o que se provoca por fora.

A fechar, um convite e uma certeza: “Põe-te na pele de outra pessoa para perceberes o que está a sentir, as emoções não se vêem, mas são fortes e reais – posso garantir.” Por isso somos o que sentimos.

Sentimentos – Dentro do meu coração e na minha cabeça
Texto: Libby Walden
Tradução e adaptação: Catarina Florindo
Ilustração: Richard Jones
Edição: Edicare
28 págs., 13,50€

(Texto divulgado na edição do Público de 26 de Novembro, página Crianças.)

Um dos caminhos possíveis para ver mais ilustrações de Richard Jones é este.

Crianças - 261116-page-001 (1)

Aqui fica a página completa, com destaque para o espectáculo Do Bosque para o Mundo (no Teatro Municipal de São Luiz, em Lisboa). Mais sugestões de actividades culturais para toda a família no Guia do Lazer.

2 comentários a Somos o que sentimos

    • Olá, Carla

      Sugiro que vá até aos nossos Livros para Escutar (http://blogues.publico.pt/letrapequena/2016/06/06/livros-para-escutar-e-ver-2/) e “espreite”, por exemplo, “Eu Quero a Minha Cabeça”. É um dos livros possíveis para dar a conhecer a crianças com essas idades. No entanto, qualquer um dos que lá estão se adequa ao 1.º ano. “A Surpresa de Handa”, outro exemplo, é sempre muito bem aceite pelos miúdos (de várias idades).

      A “eficácia” da história escolhida depende muito do tipo de escola, da sua geografia e dos alunos que a frequentam. Depende também do entusiasmo de quem a lê. Se a Carla gostar, o mais certo é que eles também gostem. Por isso, a melhor escolha será sempre a sua.

      Obrigada pela visita ao blogue e também pela confiança no nosso trabalho. Espero ter ajudado.
      Rita Pimenta

      Responder

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>