No rasto de Moby Dick

CapaBaleia

Quem é que nunca ouviu falar de Moby Dick? Mesmo se não leu a obra de Herman Melville, que viria a tornar-se um clássico, certamente “tropeçou” na baleia branca que se revoltou contra os baleeiros e apaixonou tantos leitores de muitas idades e geografias.

Agora, é tempo de dar a conhecer aos mais novos que tiver por perto a história inspirada no naufrágio do navio Essex, que foi atingido por uma baleia e se afundou.

Nesta versão de Manuel Marsol, um autor sempre com “o mar na cabeça”, o verdadeiro protagonista é mesmo o mistério do mar. E começa assim a história que escreve e desenha: “Sou o mais hábil caçador de baleias de todos os mares, capitão do barco Pequod e habitante da ilha de Nantucket. Tratem-me por Ahab. Toda a vida procurei a grande baleia branca. Sempre que havia notícias de Moby Dick, pois era esse o seu verdadeiro nome, lançava-me ao mar sem demoras.”

Baleia Miolo2

Marsol também se lançou nas artes e na ilustração depois de se cansar do mundo da publicidade, em que trabalhou durante alguns anos. Fez bem. Tem sido premiado pelo seu trabalho e nunca se esquece de referir que “foi descoberto” pela editora portuguesa que nos faz chegar os seus livros, a Orfeu Negro.

Sobre este livro, Manuel Marsol disse ao PÚBLICO, em 2015: “Eu sabia que queria falar do mar, das emoções que tinha na infância quando mergulhava e ficava deslumbrado a ver as algas debaixo de água. Isso para mim era claro, era isso que queria mostrar.” Mais: “Fui buscar a história da Moby Dick e as minhas memórias na praia com a minha irmã.” Por isso o livro é-lhe dedicado: “Para a minha irmã Maripaz, que dava mergulhos e pintava comigo quando éramos pequenos.”

No ano passado, O Tempo do Gigante (de Marsol e Carmen Chica) recebeu o Prémio Amadora BD para Melhor Ilustração de Livro Infantil, na categoria de Autor Estrangeiro, por isso as ilustrações estão expostas nesta edição do evento. Mas também as deste livro, que ganhou em 2014 o Prémio Internacional Edelvives.
Tudo bons motivos para hoje [5 de Novembro] às 16h30 ir conhecer e escutar o autor no Auditório do Amadora BD.

Miolo Baleia

Assim ficará a perceber melhor como se lança alguém “numa perigosa aventura, contra todos os riscos e obstáculos, enfrentando monstros marinhos, grutas habitadas por canibais e ilhas vulcânicas”. Mas não é garantido que se encontre o verdadeiro rasto de Moby Dick. Porque “o mar é um mistério”.

Ahab e a Baleia Branca
Texto e ilustração: Manuel Marsol
Tradução: Carla Oliveira
Edição: Orfeu Negro
48 págs., 14,90€

(Texto divulgado na edição do Público de 5 de Novembro, página Crianças.)

Crianças 0511 (1)-page-001

Aqui fica a página completa com destaque para as actividades na Livraria Gambiarra (Porto). Mais sugestões no Guia do Lazer.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>