Um gato chamado “Liberdade”

CapaLivroPág.Crianças24Set (pág.43)

Uma homenagem ao filósofo Agostinho da Silva e à sua incondicional defesa da liberdade. A história é contada pela voz de um gato, que terá sido adoptado pelo “ilustre português”, assim o designa o bichano. Primeiras palavras-chave: estudar, pensar, vontade. Mas há muitas mais as que definem a personalidade de um homem que acreditava no “poder das crianças” e que sempre afirmava que era “mais importante o Ser do que o Ter”.

Diz o gato: “Com ele aprendi a ter um grande coração e a nunca ter medo, nem vergonha de dar a minha opinião. Mostrou-me tintim por tintim que não devemos desistir e que só querendo melhorar poderemos progredir. Dizia que ao falhar, ou nos enganarmos no caminho, só temos de tentar de novo, só mais um bocadinho.” O gato tem o apropriado nome Liberdade.

Um livro emotivo e feliz, em que as palavras e imagens se conjugam com equilíbrio, expressividade e imaginação. Os adultos que admiram o pensador ficarão certamente agradados. Já as crianças, espera-se que fiquem com vontade de conhecer o “Avô Agostinho”. O gato diz ainda: “Nos dias frios de Inverno o seu sorriso quente mostrava ser importante viver com alegria, para que as ideias surgissem como se fosse magia.” Seja.

Deu-me o Nome Liberdade o Avô Agostinho da Silva
Texto: Patrícia Martins
Ilustração: Tenório
Edição: Arquivo
32 págs., 11,90€

(Texto divulgado na edição do Público de dia 24 de Setembro.)

Crianças 43 09-24-16 P1S agenda-20160924-crianças-page-001

Aqui fica a página completa, com destaque para a Festa do Outono em Serralves. Mais sugestões para actividades em família no Guia do Lazer.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>