“Confesso que sou um Lobo Mau. Pior do que isso. Sou um Lobo Péssimo!” Com este aviso começa uma história divertida que desconstrói o clássico Capuchinho Vermelho e nos dá a conhecer as vicissitudes de uma personagem farta de o ser.
“Lembro-me de que foi num dia muito alegre que tomei uma decisão definitiva. Ia virar costas à ficção! Naquele mesmo dia abandonei o livro e o escritor. Queria seguir o meu próprio caminho, sem ter de me sujeitar àquela pouca vergonha! Aquilo dava-me cabo dos nervos.”
Mas se a vida não lhe corria bem no reino da ficção, o mundo real também não lhe deu grandes hipóteses de ser quem era. Começou por ser difícil encontrar um bosque, deu-se mal com os semáforos e não conseguiu assustar ninguém. Mas o pior foi o insulto de lhe dizerem que estava em vias de extinção! “O sujeito queria proteger-me porque eu era um animal em vias de extinção. Quando ele me disse aquilo, só me apeteceu mordê-lo da cabeça aos pés.”
Uma história imaginativa, de um autor com grande experiência literária. José Fanha é também autor de poesia, de letras para canções e de textos para rádio, além de guiões para televisão e cinema. As ilustrações de Mafalda Milhões ajudam a tornar ainda mais expressiva e divertida a narrativa. O lobo é mau, mas o livro é bom.
Memórias de Um Lobo Mau
Texto: José Fanha
Ilustração: Mafalda Milhões
Edição Booksmile
40 págs., 11,99€
(Texto divulgado na edição do Público de 3 de Setembro, na página Crianças.)
Perfis no Facebook: José Fanha e Mafalda Milhões.
Aqui fica a página completa, com as habituais sugestões de actividades culturais para a família e com destaque para a Feira do Livro do Porto. Mais actividades no Guia do Lazer.