Livros em atraso (Prémio Branquinho da Fonseca)

CAPA_Tiago

(Último livro em atraso. Divulgado na edição do Público de 13 de Agosto, quando ainda estávamos de férias.)

Tudo se pode coleccionar. Esta é uma das conclusões a que chega o pequeno Tiago, protagonista da história que aqui se traz. Mas foi-lhe difícil descobrir a colecção certa.

Entre as plantas do tio, com uma sala feita herbário, as bengalas do avô, que se recusava a usá-las, os elefantes da tia, que acreditava darem-lhe sorte, e a estranha colecção de beijinhos que a mãe dizia gravar no rosto, o rapaz não parecia identificar-se com qualquer delas.

Depois de uma conversa com a mãe, lá foi definindo o seu caminho: “As mães têm sempre as respostas mais acertadas para todas as perguntas, ainda que às vezes não as deem da forma mais clara. Gostam se ser misteriosas, as mães.” A verdade é que o rapaz resolveu fazer uso do seu maior “defeito”, ser um cabeça no ar.

MioloColeccionador

Se colecionar é reunir o que é especial para nós, então ele também era um colecionador! A sua cabeça-quase-nuvem tinha tantas ilusões, tantas imaginações e tantos sonhos lá dentro que era uma coleção.”

Numa escrita competente e sensível, esta história ganhou o Prémio Branquinho da Fonseca Expresso/Gulbenkian 2015. Seria depois ilustrada, e bem, por Marta Madureira. O resultado é um livro terno e bonito.

Ali se lembra que “amuar” e “amar” são palavras que andam quase sempre juntas. É “apenas” uma questão de se pôr ou tirar o “u”.

Tiago, o Colecionador-quase-Nuvem
Texto: Vanessa Mendes Martins
Ilustração Marta Madureira
Edição Arranha-Céus
46 págs. + separata 16 págs., 13,5€

(Perfil de Marta Madureira no Facebook.)

Crianças13 Agosto

Aqui fica a página completa. Algumas das actividades propostas já “caducaram”, mas podem sempre actualizar-se no Guia do Lazer.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>