Reencontrar Beatrix Potter

CapaLivro Crianças20Agosto

É muito provável que o leitor reconheça (e até identifique) as personagens/ilustrações que reproduzimos nesta página. Talvez antes mesmo de olhar para o nome da autora, registado na capa do livro aqui em cima, o tenha adivinhado: Beatrix Potter, pois então. Não é apenas o traço delicado e as formas suaves que ficam guardadas na memória, é toda uma atmosfera naturalista despreocupada com questões de escala que alguns de nós guardam no mais íntimo e primordial do seu passado infantil. E ainda não estamos a falar de palavras.

Quem não reconhece o Pedro Coelho e não desejou desobedecer como ele? Mesmo sabendo-o algo pateta, medroso e volta e meia sujeito a algum castigo (nem sempre explicitamente assumido como tal), como no conto em que ficámos a conhecê-lo e que abre esta edição recentemente publicada, A História do Pedro Coelho, mas que data de 1902.

Termina assim: “Lamento dizer que o Pedro não passou nada bem o serão. A mãe deitou-o, fez chá de camomila e deu-lhe uma boa dose: — Uma colher de sopa bem cheia ao deitar. A Florinda, a Melinda e a Rabinho-de-Algodão, essas, jantaram pão, leite e amoras.” Estão a ver a ideia?

Royal Mail undated handout photo showing Peter Rabbit from the new set of stamps to celebrate the 150th anniversary of the birth of Beatrix Potter. PRESS ASSOCIATION Photo. Issue date: Thursday July 28, 2016. Six of the most popular characters from Beatrix Potterís 23 Original Tales feature in the Special Stamps with a further four stamps feature images taken from Beatrix Potterís first book, The Tale of Peter Rabbit. The stamps are available from today. Photo credit should read: Royal Mail/PA Wire NOTE TO EDITORS: This handout photo may only be used in for editorial reporting purposes for the contemporaneous illustration of events, things or the people in the image or facts mentioned in the caption. Reuse of the picture may require further permission from the copyright holder.

É preciso recuar 150 anos… para se perceber melhor o contexto em que estas histórias foram criadas e divulgadas. Mas isso são coisas de adultos, as crianças não querem saber disso para nada. Contem-lhes uma boa história e elas não se vão deter a pensar se é de hoje, de ontem ou de amanhã. Se mergulharem nela, sentirem medo, frustração, alegria, felicidade ou qualquer outro sentimento genuíno que as leve a terminar a narrativa com sensações de justiça e segurança, então está tudo bem. Vão querer voltar a escutar a mesma história e outras de valor semelhante.

Contextualizando (para os adultos), Beatrix Potter nasceu em Londres (1866), na era vitoriana, numa família da alta burguesia. Ao que se sabe, teve uma infância solitária e foi educada em casa por preceptoras. No entanto, não lhe fugiu a oportunidade de estudar Pintura e História Natural e manteve o gosto por universos fantásticos, contos de fadas, lengalengas e rimas. Misturou tudo isto e o resultado foi este: durante perto de 30 anos, publicou 23 livros ilustrados.

SelosBeatrix-Potter

As suas histórias tornaram-se clássicos da literatura infantil do século XX, foi traduzida em 36 línguas e já vendeu mais de 45 milhões de exemplares em todo o mundo. Destaque para a importância e influência de Annie Carter na sua vida e percurso. Uma preceptora com pouco mais idade que ela, mas culta e viajada. Ficaram muito amigas. Mais tarde, Beatrix começou a enviar histórias ilustradas aos filhos de Annie. Nasciam assim as personagens mais ou menos românticas e irreverentes que muitos de nós conhecemos. A amizade sempre foi um bem precioso.

JAN28-Stamps-to-celebrate-the-150th-anniversary-of-the-birth-of-Beatrix-Potter (2)  JAN28-Stamps-to-celebrate-the-150th-anniversary-of-the-birth-of-Beatrix-Potter (3)

Os próximos três volumes dos Contos Completos têm publicação agendada para Setembro, Outubro e Novembro. Que bom.

Beatrix Potter — Contos Completos 1
Texto e ilustração: Beatrix Potter
Tradução: Eugénia Antunese Paulo Rêgo
Edição: Pim! Edições
192 págs., 16,60€

(Texto divulgado na edição do Público de 20 de Agosto, na página Crianças.)

Imagens retiradas de uma notícia do Mirror a dar conta do lançamento de vários selos com as personagens criadas por Beatrice Potter. Podem lê-la aqui.

Crianças 41 08-20-16 P1S

Esta é a página completa da edição em papel, com sugestões de actividades para toda a família. Mais ideias no Guia do Lazer.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>