Não andámos por aqui (pelo Letra pequena) nos últimos tempos, mas fomos divulgando títulos na página Crianças do Público (sempre aos sábados). Aqui fica para já um dos livros em atraso… divulgado no dia 23 de Julho.
Está quase a chegar o Dia dos Avós, é já na próxima terça-feira, dia 26 de Julho. “Aqui vou eu para casa dos avós, com um enorme sorriso no rosto.” Começa assim uma história que podia ser a de qualquer neto de qualquer família comum. Embora aqui se trate de um agregado de zebras…
“Os abraços apertados de boas-vindas da avó são tão quentinhos!” “Iupiii! O avô baloiça-me de um lado para o outro! Ri-se e diz-me que estou a ficar mais pesado, e faz com que os meus pés voem do chão!” Segue-se a descrição de um dia cheio e bem passado na companhia dos avós, com surpresas, construções, doces, gelados e uma ida ao parque de diversões. A terminar, uma história lida em aconchego com a avó no conforto de um cadeirão colorido.
A autora, Claire Freedman, tem tido bastante sucesso nas histórias simples e ternas que cria. Esta é mais uma. Desta vez, tem a companhia da ilustradora italiana Judi Abbot, que correspondeu com talento ao ambiente feliz da narrativa.
Dizem as “más-línguas” que os pais educam e os avós deseducam. Não será bem assim. O segredo estará em cada um saber qual é o seu papel na formação e desenvolvimento da criança. Se isso for claro, o miúdo também não terá dificuldade em perceber que a autoridade é pelouro dos pais e os caprichos podem ser explorados… do lado dos avós. Já o amor e os mimos deverão chegar de ambos os lados.
Os Meus Avós Adoram-me
Texto: Claire Freedman
Tradução: Sónia Santos
Ilustração: Judi Abbot
Edição: Jacarandá
32 págs; 10,90€
Da mesma ilustradora, há um livro sobre as mães e outro sobre os pais.