Este livro é um poema que faz voar qualquer leitor, tenha a idade que tiver. Ora escutem: “Não sabia o que queria, mas, se pudesse voar, seria. /Sentia por dentro uma inquietação de ave, vontade súbita e suave de longe, descolar do chão com destino sem mapa. Maneira de estar, sem estar, sempre de olho e cabeça no ar, nas nuvens, na lua.”
E mais adiante alguém acabará por voar mesmo, como nos mais alegres sonhos: “Há sonhos com asas dentro e asas de sonhar sonhos. Os sonhos são só tentadora voz./ As asas, essas, levam-nos estrada fora, mar adentro. Desconhecido à espera fora de nós.”
Uma viagem através dos desejos e vontades de uma protagonista que não desiste das suas escolhas. Num voo metafórico a lembrar que há muitos destinos possíveis, convida-se à reflexão sobre o que se faz e o que se deixa por fazer. Pelo meio, ainda há tempo e alegria para dançar.
As ilustrações de Fátima Afonso são de uma leveza e beleza que ampliam a atmosfera etérea que as palavras de Teresa Marques já sugeriam. É um livro calmo e doce. Aplauso para a surpresa de no final as páginas se desdobrarem como asas. Sonho com Asas mereceu menção honrosa no VII Prémio Internacional Compostela para Livros Ilustrados. Não admira, o livro é mesmo bonito. Voemos com ele.
Sonho com Asas
Texto: Teresa Marques
Ilustração: Fátima Afonso
Edição: Kalandraka
36 págs., 14€
(Texto divulgado na edição do Público de 2 de Julho, na página Crianças.)
Aqui fica a página completa, com sugestões de actividades em família. Consulte também o Guia do Lazer.