Eu ajudo, tu ajudas, ele ajuda…

mininos-page-001

… Um verbo fácil de conjugar e de praticar.

(Página divulgada na edição do Público de 28 de Maio, a antecipar o lançamento de Eu Ajudo!, em Lisboa, no Dia da Criança.)

CapaLivroPág.Crianças28Maio

A partir de um projecto de natureza solidária, promovido pela Rádio Comercial, nasce agora um livro para crianças em que toda a equipa participou: com ideias, textos e imagens. Na Introdução, o radialista Pedro Ribeiro começa por explicar isso mesmo: “Este livro é a concretização do sonho de uma equipa. Usar o poder da rádio para fazer o bem. Ajudar o próximo, envolvendo uma base de cerca de milhão e meio de ouvintes. E se toda esta gente se juntasse no propósito comum de ajudar quem precisa? A Plataforma ‘Eu Ajudo!’ nasceu assim e apresenta agora este livro, com ilustrações de Nuno Markl e histórias escritas por toda a equipa: locutores, sonoplastas, produtores.”

A primeira história é assinada pelo actor e humorista César Mourão (que recentemente protagonizou a rubrica Rebenta a Bolha, nas Manhãs da Comercial). É ele que nos apresenta Beatriz, a personagem principal de uma série de pequenos contos (ou episódios). Conta-nos, com talento e ternura, a forma como a menina se relaciona com a avó: “A minha avó sente a minha mão. Ouve quando lhe elogio o seu jeito ou quando lhe canto o que a encanta. Por vezes canta comigo, o que lhe aumenta o encanto. E eu, de sorriso ao canto da boca, sento-me ao canto do colo dela. Só não vê! A escuridão da sua visão é diametralmente oposta à luz da sua alma.”

fn43 pp eu ajudo 17

Seguem-se então outras histórias, em que Beatriz, sempre impelida a cuidar dos outros, encontra as mais variadas e simples formas de ajudar quem está por perto. Seja oferecendo um jogo a um rapaz hospitalizado (texto de João Vaz), seja ajudando um menino perdido na praia (texto de Wilson Honrado), seja levando um amigo de cadeira de rodas até “ao campo de papoilas no fundo da rua da escola” (texto de Patrícia Pereira) ou ainda desafiando uma amiga a passear de bicicleta sempre que for possível, para que deixe de ser conhecida como a “gordinha” (texto de Marta Santos).

Aqui fica um excerto deste episódio: “Ninguém parecia reparar na cor dos seus lindos cabelos. Sabem o que fiz? Desafiei-a a passearmos nas nossas bicicletas sempre que pudéssemos. Expliquei-lhe que ia fazer muito bem à nossa saúde e que, com prática e persistência, a Teresinha até ia ficar mais magrinha!”
Beatriz faz tudo para que todos se sintam felizes. Uma demonstração de que, afinal, “eu ajudo” pode até ser um lema muito fácil de adoptar por cada um de nós.

 
fn43 pp eu ajudo 12   fn43 pp eu ajudo 12  fn43 pp eu ajudo 12

 

O livro será apresentado na próxima quarta-feira, 1 de Junho, Dia da Criança, em Lisboa, na Casa do Gil, fundação para que reverterão os direitos de autor, a que se somam 2% das vendas. César Mourão e Nuno Markl vão lá estar. O autor de O Homem Que Mordeu o Cão ilustra com competência e imaginação os textos dos seus colegas da Comercial, no entanto, o registo de cartoon que imprime noutros temas parecem ser melhor terreno para esta sua forma de expressão.

Embora em Eu Ajudo! a personagem principal seja a pequena Beatriz, a verdadeira protagonista é a vontade de ajudar. Melhor, o ensejo de criarmos a possibilidade de o fazer.

Eu Ajudo!
Texto: equipa da Rádio Comercial
Ilustração: Nuno Markl
Edição: Plátano Editora
Cartonado, 52 págs.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>