Um livro com “uma barriga que cresce”

CapaLivroPág.Crianças30Abril(43)

Amanhã [1 de Maio] é Dia da Mãe. Por isso escolhemos um livro com “uma barriga que cresce”. É assim que a história começa: “A minha mãe tem uma barriga. Todas as mães têm uma barriga. Aliás, todas as pessoas têm barrigas. Existem barrigas grandes, barrigas pequenas, barrigas lisas, barrigas redondas, barrigas e mais barrigas! Barrigas é o que mais há neste mundo!”

A barriga da mãe parece-lhe “maior e tão redondinha” que o rapaz ficou curioso com o que se passaria lá dentro. Mas a mãe adiou a resposta. Disse-lhe apenas que, quando o pai estivesse presente, iriam dar-lhe “uma novidade espantosa e muito especial”. Até que o pai chegasse e a criança ficasse esclarecida, muitas hipóteses se passearam pela cabeça do rapaz. Seria um “aquário com peixinhos”, teria o “rei na barriga”? E aquela conversa da semente fê-lo imaginar árvores a nascer do umbigo.

Um livro terno e com a capacidade de pôr o leitor mais velho dentro do pensamento de uma criança. No final, a conclusão do pequeno: “Claro! Um bebé!!! Como não pensei nisso antes?” (…) “A chegada de um bebé é sempre uma novidade-espantosa-especial.”

Autora e ilustrador foram os vencedores do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce de 2014 [De onde Vêm as Bruxas?]. E resolveram continuar a criar histórias e imagens para os leitores mais novos. Fizeram bem.

O Que Tem a Barriga da Mãe?
Texto: Joana Lopes
Ilustração: Luís Belo
Edição: Presença
40 págs., 11,90€

(Texto divulgado na edição do Público de 30 de Abril, na página Crianças.) 

Página no Facebook do ilustrador é aqui. Da autora, aqui.

eles-page-001

Aqui fica a página completa. Mais sugestões de actividades para a família no Guia do Lazer.

 

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>