Um caçador dirige-se para a floresta, mas os animais vão tentar esquivar-se a ser alvo da caçada. Hão-de proteger-se e às suas crias. A raposa é mais astuta que o homem, o tigre é mais forte, o macaco, malicioso e risonho, o coelho escapa-se durante a sesta do caçador, a corça mistura-se com a paisagem e parece tornar-se invisível. Já a coruja há-de assustá-lo à chegada da noite e o gigante, o pássaro mágico e o duende da floresta hão-de fazer o resto para que o caçador parta e assim os animais fiquem protegidos das armas que os homens lhes apontam.
Esta é a história, mas este livro vai para além disso e tem uma particularidade que o torna bastante original. Para cada novo animal que se apresenta na narrativa existe uma máscara picotada e destacável que permite ao contador da história “vestir-lhe a pele”. O livro transforma-se assim num jogo que extravasa as páginas e pode ser mais divertido ou mais assustador, dependendo da criatividade e improviso de quem se dispuser a brincar com ele.
As ilustrações de Laurent Moreau não são só bonitas, transmitem bem o ambiente da floresta e as cambiantes de luz e sombra que os diferentes momentos do dia e da noite lhe conferem. Nós escolhemos ser a raposa e a coruja. E vocês?
Na Floresta das Máscaras
Texto e ilustração: Laurent Moreau
Tradução: Ana Marques
Edição: Gatafunho
40 págs., 9 máscaras, 15,90€
(Texto divulgado na edição do Público de 9 de Abril, página Crianças.)
Por favor, não deixem de conhecer o trabalho deste ilustrador. Venham lá…
Aqui está a página completa. Mais sugestões de actividades em família no Guia do Lazer.