É e não é um livro. Domingos Cruz, autor do texto, prefere chamar-lhe “projecto”; Francisca Ramalho, a ilustradora, “objecto”. Ao Som de Lisboa junta palavras (em português e inglês), ilustrações e música.
A história: Pedro está em Lisboa, com os phones postos e por isso “ausente” dos sons da cidade. Vem uma sereia e rouba-lhe os phones. O rapaz parte então à descoberta do que nunca tinha escutado. Vai ouvir uma voz doce que canta, um contrabaixo, uma guitarra, um xilofone. Ele e os leitores, que em cada página encontram um botão para premir e assim também ficarem a conhecer os sons da capital.
Pelo caminho, Pedro conhece Rita, apaixona-se, mas perde-a de vista. Não ficamos a saber se o rapaz recupera os phones, mas fica-nos o desejo de que não, para que continue a desfrutar dos sons inesperados que a cidade guarda, mas também revela. Ficamos a saber, isso sim, que vai continuar à procura da Rita. (Os autores leram Ao Som de Lisboa em voz alta no PÚBLICO. O vídeo pode ser visto aqui.)
Ao Som de Lisboa
Texto: Domingos Cruz
Ilustração: Francisca Ramalho
Música: Armando Teixeira
Voz: Liliana Carvalho
Edição: Tell a Story
14 págs., 15€
(Texto divulgado na edição do Público de 26 de Março, na página Crianças.)
Aqui fica a página completa, com sugestões de férias da Páscoa ocupadas e uns ovitos, para adoçar estes dias. Mais informação no Guia do Lazer.
Se ainda aí está, pode ver/escutar o vídeo de Ao Som de Lisboa sem sair do Letra pequena.