Achas que sabes respirar?

CapaLivroPág.Crianças12Dez

Inspirar e expirar é muito mais do que um mero processo de circulação do ar. Se está convencido de que todos sabemos respirar, este livro vai ser-lhe útil. Se está convencido do contrário, esta história também é para si.

Um menino está inquieto e não consegue adormecer: “Não sei… sinto-me nervoso e a minha cabeça não deixa de pensar, pensar e pensar…”, diz à mãe. Fica dado o mote para que esta o ensine a respirar. Coloca-lhe um barquinho de papel sobre a barriga, pede-lhe que se imagine uma onda do mar e assim o leva a exercitar a respiração abdominal, prática que se vai perdendo à medida que crescemos.

Outros exercícios se seguirão, com pretextos e imagens que o miúdo compreende e a que facilmente adere: “encher balões”, “cheirar as rosas” ou, entre outros, sentir-se como uma “árvore que cresce”. Tudo caminhos para que a criança se ligue ao corpo e ao mundo, explore a sua interioridade e se abra à transcendência.

Respira é o segundo livro da colecção Pequena Fragmenta, lançada em português, espanhol e catalão. Hoje [12 de Dezembro], às 18h, na Livraria Ferin (Lisboa), Inês Castel-Branco, autora e directora da colecção, apresentará também os outros dois títulos já editados: Histórias de Nasrudín (Halil Bárcena e Mariona Cabassa) e Funâmbulus (Àlex Tovar e Àfrica Fanlo). Estão previstas intervenções dos jornalistas António Marujo e João Miguel Tavares. Ah, o menino anda a dormir muito melhor.

Respira
Texto e ilustração: Inês Castel-Branco
Edição: Fragmenta
40 págs., 12,90€

(Texto divulgado na edição do Público de 12 de Dezembro, página Crianças.)

Inspire, expire; inspire, expire; inspire, expire…

Convite

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>