Um livro bilingue (português-inglês) que explora de forma criativa o universo da cortiça. Num texto com bastante informação, as autoras conseguem estimular o interesse das crianças (e dos adultos também) por um produto muito importante para Portugal, que é o seu maior produtor mundial.
Depois de um pequeno teste diagnóstico de escolha múltipla aos leitores sobre o que sabem da cortiça, revela-se o aspecto deste material num microscópio: “(…) Poderás ver que tem uma estrutura parecida com os favos de mel de uma colmeia. É esta particularidade que a torna um material único e muito especial.”
Ao longo do livro, ficará a saber-se como é o sobreiro e como dele se extrai a cortiça, a conhecer-se outras espécies da floresta mediterrânica, o que é o montado e também as várias utilizações da cortiça: das rolhas aos objectos tradicionais e ainda como isolante térmico e acústico. Tudo com sugestões de actividades de escrita e desenho. No final, há um conto de Joaninha Duarte, A Sobreira Grande.
O livro será apresentado hoje [5 de Dezembro], em Lisboa, às 15h30, por Henrique Monteiro, na Galeria Monumental (Campo dos Mártires da Pátria, 101). Estão prometidas histórias, actividades criativas e música. E as autoras sempre cumprem o que prometem.
O Meu Livro da Cortiça/My Cork Book
Texto e ilustração: Danuta Wojciechowska e Joana Paz
Edição Lupa Design
52 págs., 13,25€
(Texto divulgado na edição do Público de 5 de Dezembro, na página Crianças.)
Rolhas giras, não? (Tchim, tchim.)
Belo booktrailer de Bárbara Videira e Sebastian Korman.
É a primeira vez que vejo um “booktrailer” e considero a ideia muito poderosa para a divulgação de livros que utilizam texto e imagem. Não conheço o livro, não o folheei, mas sinto que já viajei um pouco pelo seu interior, no foguetão. Crianças e adultos saem a ganhar com a animação neste vídeo. No seu conjunto, O MEU LIVRO DA CORTIÇA MY CORK BOOK é um excelente texto multimodal. Vamos divulgá-lo, logo que possível, na APP. Parabéns a todos!
Cara Filomena Viegas,
Obrigada pelo seu comentário simpático e também por ser leitora/visitante do Letra pequena.
Rita Pimenta