Um rei triste? Esfomeado? Sonolento? Friorento? Encalorado? Sujo? Doente? Afinal, porque chora o rei?, perguntam-se muitas vezes todos os que se lançaram à aventura de trazer “um pequeno monarca” para as suas vidas.
“Num reino não muito distante, um choro ecoou na noite. Sobressaltados, Pais e Mães — assim se chamavam os habitantes daquele lugar — saltaram das suas camas e, movidos pela urgência daquele apelo, saíram à pressa de casa. Rumaram a galope encosta acima até à origem de tão desesperado chamamento. O Rei precisava deles.”
É através desta imagem que se convida os leitores a entrar no universo da maternidade e paternidade, caricaturando o poder que os filhos (reis…) têm sobre os pais (vassalos…) e que os leva às maiores adivinhações e acrobacias para que as lágrimas sequem. Tudo acompanhado pelas bem-humoradas e expressivas ilustrações de João Fazenda.
Atente-se nos rostos de inquietação inicial dos vassalos do reino e na alegria que os iluminará mais adiante. O uso inteligente da escala, com um biberão, um termómetro e um manto gigantes, ajuda a fixar a atenção do leitor. Muito feliz a ideia de usar moinhos (em vez de ventoinhas) para refrescar o monarca. Na verdade, é um livro, todo ele, feliz, quer no texto quer na imagem. Por isso o rei parou de chorar.
Porque Chora o Rei?
Texto: Ana Leonor Tenreiro e Pedro da Silva Martins
Ilustração: João Fazenda
Edição: Oficina do Livro
28 págs., 9,90€
(Texto divulgado na edição do Público de 21 de Novembro, na página Crianças.)
Porque Chora o Rei? tem lançamento marcado para domingo, 22 de Novembro, na Fnac Chiado, em Lisboa, às 19h. (Se não puderem ir, não chorem…)