Uma terna e divertida inversão de papéis, com uma menina a ir tomar conta da avó à casa dela. Logo à chegada, a pequena anuncia-se: “Avó, chegou a tua babysitter!” Seguem-se várias sugestões de actividades para manter a avó ocupada. Entre elas, “fazer um desfile de máscaras”, “ver fotografias de família”, “jogar às cartas”, “ler pilhas de livros”. Mas a sugestão em que a neta mais insiste é numa ida ao parque.
Aí, há-de querer que a avó ande em vários escorregas: “Se ela se sentir com coragem, experimenta o escorrega mais alto de todos.” Empurrar a avó no baloiço e dar de comer aos patos também vão ajudar a mantê-la entretida… No regresso a casa, ambas cantarão canções conhecidas ou inventadas, irão brincar às sapatarias e enfeitar-se com fitas, laços e autocolantes.
Jean Reagan escreveu também Como Tomar Conta de Um Avô, depois de observar o seu filho a brincar com o avô e de perguntar a várias crianças o que mais gostavam de fazer com os avós. Daí nasceram dois livros que retratam a doce cumplicidade entre avós e netos e que dão também boas ideias para desfrutarem do tempo em companhia uns dos outros.
Para a despedida, uma sugestão bonita: “Diz ‘eu adoro-te’ sem um único som.”
Como Tomar Conta de Uma Avó
Texto Jean Reagan
Tradução Ana Beatriz Manso
Ilustração Lee Wildish
Edição Booksmile
32 págs., 9,99€
(Texto divulgado na edição do Público de 19 de Setembro, página Crianças.)
Parte do livro pode ser folheada aqui. E já a seguir podem ver um vídeo promocional dos dois títulos que ajudam os netos a tomar conta do avô e da avó.