O calendário avançou e…

CapaLivroPág.Crianças8Agosto

… foi a vez de Setembro chegar. Letra pequena não andou por aqui, mas não esteve (sempre) a dormir. Nos próximos dias, iremos publicar os livros em atraso… Ou seja, os que foram divulgados no Público, mas não no blogue nem no Facebook. (Como a literatura não azeda, estarão sempre dentro do prazo de validade.)

Obrigada por continuarem aí desse lado.

—–

Um amigo não está sempre de acordo contigo

 

Muitos livros infantis falam na importância da amizade, mas nem sempre de forma directa. Leif Kristiansson escolhe uma abordagem que se passeia entre as acções, os sentimentos e as sensações nas relações de amizade genuínas. Não conta uma história, mas remete para as muitas histórias e vivências de cada um de nós, mais ou menos jovens.

Começa por dizer que “ter um amigo é maravilhoso”. E acrescenta: “Ser amigo de alguém ainda é melhor.” Depois explica a boa sensação: “É como acordar e sentir o sol a brilhar.” Mais adiante, recorda ou ensina ao leitor: “Um amigo não está sempre de acordo contigo. Um amigo contradiz-te e obriga-te a pensar honestamente.” E o livro não termina sem o alerta: “Toda a gente pode ter um amigo. Mas não vivas tão apressado que nem vejas que há alguém que quer ser teu amigo.”

CapaFelizBlogue

Numa tradução de Sophia de Mello Breyner Andresen, esta obra, um clássico da década de 1970, foi agora reeditado em conjunto com Ser Feliz. Dos mesmos autores e de igual formato, ambos revelam pensamentos poéticos escritos em cursivo e ilustrados de uma forma muito simples, com poucos elementos em cada página, onde os protagonistas são duas crianças, um rapaz e uma rapariga. A frase inicial deste segundo livro é semelhante à de Um Amigo. “Ser feliz é maravilhoso.”

E logo se acrescenta: “É como ter um balão dentro de ti/ e o balão está cheio de ar quente,/ tu ficas mais leve e quase a voar.” É mesmo assim.

Um Amigo
Texto Leif Kristiansson
Tradução Sophia de Mello Breyner Andresen
Ilustração Dick Stenberg
Edição Presença
32 págs., 6,90€

(Texto divulgado no Público de 8 de Agosto de 2015, página Crianças.)

Edição espanhola de Ser Feliz.

Um comentário a O calendário avançou e…

  1. Pingback: O que é ser feliz? | Viagem das Letras

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>