Um livro e um CD que resultaram do desafio de criar um recital de poesia para crianças dos três aos cinco anos. Margarida Mestre conta: “Eu, educadora, artista e agora mãe, olhei para o caso com olhos sensíveis e perguntadores. Tenho de fazer algo que realce a musicalidade da poesia e que assim chegue melodiosamente aos seus ouvidos mas tenho também de fazer notar a qualidade que a poesia tem de ‘abrir mundo ao nosso pensamento’.” Conseguiu.
Diz António-Pedro: “Eu, que sou pai e sou filho, imagino agora um pai a ler estas palavras ao seu filho, como se lhe desse de comer, porque as palavras, os sons, as imagens, também alimentam e são importantes como os alimentos que comemos para estarmos vivos. E então vejo amor nisso tudo (…)” Nós também.
António Torrado, Fernando Miguel Bernardes, Luísa Ducla Soares, Teresa Martinho Marques, Sidónio Muralha e o cancioneiro popular português são a origem das palavras que fazem deste livro uma bela colectânea “de poemas para bocas pequenas”. A elas se juntou boa música e ilustrações felizes e ainda alguns desafios. Para fazer e para pensar.
Exemplos a partir do primeiro poema, Noite e Dia, de António Torrado. Para fazer: “Rolar nos braços um do outro; chamar a noite a cantar escondidos debaixo de um pano, de um lençol…” Para pensar: “Porque é que choramos?” Escutem o poema: “Noite – disse o dia. Chamou. Chamou. Chorou. Chorou. / Tanto ele a queria que a noite voltou e nos seus braços rolou até ser dia.” Lindo.
Poemas para Bocas Pequenas
Textos: Vários
Música e interpretação: Margarida Mestre e António-Pedro
Ilustração: Marta Madureira
Produção: Patrícia Almeida
Edição: Boca
Livro+CD, 16€
(Texto divulgado na edição de 6 de Junho do Público, página Crianças.)
A 19 de Maio, os Poemas para Bocas Pequenas foram à TSF. Escutem
Mais pormenores aqui.