Eu Acredito foi escrito por David Machado e ilustrado por Alex Gozblau. O escritor aceitou emprestar-nos a voz e leu-o na redacção do PÚBLICO em Lisboa. Este é o seu livro mais recente “para” crianças. Ou, se se quiser, “também para” crianças, já que os adultos gostam igualmente dele.
Alex Gozblau cedeu-nos as ilustrações, para que quem está desse lado do ecrã possa também conhecer visualmente o livro. A editora Alfaguara aceitou que o divulgássemos neste formato no nosso site. Com este vídeo realizado por Vera Moutinho, retomamos os Livros para Escutar do Letra pequena (que fomos reunindo aqui nesta coluna à direita).
Podem vê-lo e escutá-lo aqui.
Ou já a seguir:
Escritor e ilustrador planearam o conceito do livro em conjunto. “Levou-nos a pensar bastante sobre o que é um livro para crianças, o que é um álbum ilustrado, a definir o ambiente, a decidir o que é que representávamos ou não na imagem”, disse David Machado ao PÚBLICO.
Eu Acredito nasceu então de muitas discussões, adaptações, cedências e cumplicidades. Um desistiu de frases, outro reorientou caminhos plásticos. Resultou.
Trata-se de um texto em que se enumeram várias crenças infantis. Como esta: “Eu acredito que a minha voz só deixará de se ouvir muito tempo depois de eu morrer.” Na página Crianças do PÚBLICO de 4 de Abril, já tínhamos informado que, nesta história, “um rapazinho aprumado (mesmo quando está de pijama) e um gato preto percorrem todas as páginas num azul-Gozblau”.
Rapaz e gato não parecem deste tempo. Talvez sejam de todos os tempos e lugares onde a infância mora. E aí nunca se deixa de acreditar. Seja em que os “pés um dia vão parar de crescer” ou que “dentro do escuro há monstros, mas também há fadas”.
David Machado tem várias obras publicadas para a infância. Entre elas, A Noite dos Animais Inventados (ilustração de Teresa Lima – Prémio Expresso/Branquinho da Fonseca), O Tubarão na Banheira (Paulo Galindro – Prémio Autores SPA/RTP), A Mala Assombrada (João M.P. Lemos) e Parece Um Pássaro (Gonçalo Viana). Recentemente, recebeu o Prémio de Literatura da União Europeia pelo título Índice Médio de Felicidade. Mas não “para” crianças.
Algumas histórias ilustradas por Alex Gozblau: Conto do 25 de Abril (texto de João Pedro Mésseder), A Magia do Círculo Azul (José Jorge Letria), Ainda Falta Muito? (Carla Maia de Almeida). O ilustrador tem trabalhos na imprensa, em banda desenhada, cinema de animação, publicidade, cartazes e capas de livros e discos.
Já foi distinguido pelo Clube de Criativos de Portugal, pela Society for News Design Ibérica e pela Casa da Imprensa, com o Grande Prémio Stuart de Desenho de Imprensa El Corte Inglés.
Eu Acredito; David Machado (texto); Alex Gozblau (ilustração); Alfaguara (edição); 40 págs., 11,90€
Pingback: As rimas indomáveis de David Machado – Público – Space Tuga