“Quanto pesa um quilograma?”, “Como passa o tempo?”, perguntava Ana Vicente

Quilograma

(O texto que se segue foi divulgado no Público a 10 de Outubro de 2009, página Crianças, e no Letra pequena na mesma data)

Já é o sexto título da colecção Mundo de Histórias, que conta com O H Perdeu Uma PernaPara Que Serve o Zero?Onde Está o Mi?, Onde Acaba o Arco-Íris? e Como Passa o Tempo? Neste, fala-se de peso. Com ironia e ciência, tanto no texto como na ilustração.

Duas vacas decidem perder uns quilos, não por questões estéticas mas de saúde e bem-estar. Uma está mais convencida dessa necessidade que a outra. “Eu cá sinto-me muito pesada”, diz a Fran. “Eu sinto-me leve como uma pena!”, pensa Plotina, que só tem 495 quilogramas (kg)! Tudo isto serve de pretexto para que se vá ensinando as unidades de medida de peso. Do grama à tonelada.

No final, como sempre acontece nestes livros de Ana Vicente e Madalena Matoso, há uma partitura. Com peso a mais ou a menos, todos os leitores podem cantar. E comer legumes.

Quanto Pesa Um Quilograma? Autor: Ana Vicente; ilustrador: Madalena Matoso; editor: Oficina do Livro; 32 págs., 11€

(Notícia de 19 de Abril de 2015 sobre o falecimento da escritora aqui. E o tempo passou.)

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>