Este é o terceiro livro e CD do Galo Gordo. Aqui, os autores dizem ter sido “inspirados pelas melhores coisas da vida”. Desde que as saibamos procurar, acreditam Inês Pupo e Gonçalo Pratas, elas estão disponíveis e ali mesmo à nossa frente: “Os amigos. Uma viagem de comboio. A frescura de um banho. O momento inesquecível em que aprendemos a escrever o nosso nome.”
O segundo título deste projecto literário e musical foi Este Dia Vale a Pena e mereceu o Prémio SPA/RTP de Literatura Infanto-Juvenil (2012). Hoje [sábado, 18 de Abril] há o espectáculo de apresentação, onde se recordam também canções dos trabalhos anteriores. É às 16h, no Teatro Tivoli BBVA (Lisboa).
São dez poemas transformados em canções que falam do dia-a-dia e em que se ensina que “ser feliz é uma ciência”. Diz-se assim: “Se estás bem-disposto, canta; se estás rabugento, diz./ Se és inteligente, dança, se és calmo, coça o nariz./ Se acordaste cedo, observa!/ Se és distraído, paciência…/ Se tens frio, bate palmas. /Ser feliz é uma ciência!”
Cristina Sampaio continua a ilustrar a colecção com traço competente e muito bom humor. As ilustrações para os poemas sobre o mundo (O mundo passa a correr e Mundo redondo) são as nossas eleitas. Curiosamente, a primeira e a última. A provar que o mundo é mesmo redondo.
Galo Gordo – O Mundo É Redondo
Texto: Inês Pupo
Ilustração: Cristina Sampaio
Música: Gonçalo Pratas
Edição: Edição Porto Editora, Constroisons
32 págs.+CD áudio, 14,40€
(Texto divulgado na edição do Público de 18 de Abril, página Crianças.)
Vejam mais trabalhos (lindos e divertidos) de Cristina Sampaio aqui. E visitem a página de Facebook de Canta o Galo Gordo ali.