Acreditem que é verdade

CapaEuACredito

David Machado escreveu mais um livro para crianças (ou talvez não) e Alex Gozblau ilustrou-o.

“Eu acredito que há um macaco que sai todas as noites com uma borracha na mão para apagar a Lua um bocadinho de cada vez, até não sobrar nada a não ser o céu preto.” Assim começa o texto de David Machado, que enumera várias crenças infantis. Ou nem tanto. Como esta: “Eu acredito que a minha voz só deixará de se ouvir muito tempo depois de eu morrer.”

Um rapazinho aprumado (mesmo quando está de pijama) e um gato preto percorrem todas as páginas, quase sempre dentro de um “azul-Gozblau”. Nas várias obras que o ilustrador de origem italiana usa esta cor, dá-lhe uma tonalidade única. Daí inventarmos esta designação.

Rapaz e personagem não parecem deste tempo. Talvez sejam de todos os tempos e lugares onde a infância mora. E aí nunca se deixa de acreditar. Seja em que os “pés um dia vão parar de crescer” ou que “dentro do escuro há monstros, mas também há fadas”. Julgamos vislumbrar em cada imagem outra já conhecida, não como plágio mas como inspiração. E resulta.

David Machado tem várias obras publicadas para a infância. Entre elas, A Noite dos Animais Inventados, O Tubarão na Banheira, A Mala Assombrada e Parece Um Pássaro. O livro Eu Acredito será apresentado hoje [foi no dia 4 de Abril] em Lisboa, às 16h, na Casa Independente (Largo Intendente Pina Manique, 45).  Acreditem. [Agora, já não…]

Eu Acredito
Texto: David Machado
Ilustração: Alex Gozblau
Edição: Alfaguara
40 págs., 11,90€

(Texto divulgado no Público de 4 de Abril, página Crianças.)

Lá dentro, há ilustrações assim…

AcreditoPés

… e assim.

AcreditoMonstro

Para conhecer melhor o trabalho de Alex Gozblau, venham connosco. (Letra pequena acredita que vão gostar.)

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>