Desculpas para escapar aos TPC

CapaTrabalhos de Casa

Há adultos a favor dos trabalhos de casa impostos pela escola e há adultos contra. Crianças também. Provavelmente muitas mais contra do que a favor. Chamam-lhes TPC (sigla de Trabalhos Para Casa) e tentam esquivar-se ao dever de os fazer.

Davide Cali, embora já crescido, dá-lhes algumas ideias para justificar o seu incumprimento, mas adverte que “cada desculpa só deve ser usada uma vez”. Eis exemplos do desplante (e imaginação) de um miúdo: “Os elfos esconderam os meus lápis todos”; “o meu bairro foi invadido por lagartos gigantes”; “o coelho da minha irmã roeu todos os meus lápis e cadernos” ou “um tornado varreu todos os meus livros”. Mas as justificações não colhem junto da sábia professora. “Porque é que não acredita em mim?” A resposta, que não desvendaremos aqui, é à medida do pequeno (e também do leitor).

O autor de Não Fiz os Trabalhos de Casa porque… esteve em Lisboa esta semana [10 e 11 de Fevereiro] e disse que, embora sendo autor e ilustrador, tem ilustrado cada vez menos e gosta de escrever a pensar na estética de quem o desenhará. Este foi o caso. E a verdade é que o livro vale muito pela ilustração de Benjamin Chaud, que já tem em Portugal duas belas obras:
A Cantiga do Urso e As Férias do Pequeno Urso. Conhecê-las é o trabalho de casa que se recomenda a quem está desse lado das páginas [ou do ecrã]. E nada de desculpas!

Não Fiz os Trabalhos de Casa porque…
Texto: Davide Cali
Tradução: Rui Lopes
Ilustração: Benjamin Chaud
Edição: Orfeu Negro
42 págs., 12€

(Texto divulgado na edição do Público de 14 de Fevereiro, página Crianças.)

Lagartos Gigantes

Podem espreitar mais páginas do livro no (sempre atento) blogue Hipopómatos na Lua.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>