Tomem lá amor

CapaParaísoSãoOsOutros

Apesar de Letra pequena não ser grande fã do Dia dos Namorados (14 de Fevereiro), sempre divulgará o amor, o romântico e os outros. Por isso, para não ficar de fora desta euforia mediática (mal parecia…), foi recuperar o texto que escreveu para a edição do Público de 20 de Dezembro de 2014. Calha mesmo bem. (Amai-vos, portanto.)

Os casais são o pretexto da narradora (uma menina) para falar de amor com quem está do lado de cá das páginas. “Reparo desde pequena que os adultos vivem muito em casais. Mesmo que não sejam óbvios, porque algumas pessoas têm par mas andam avulsas como as solteiras (…) Tudo por causa do amor. O amor constrói.”

A pequena vai dando a conhecer ao leitor o comportamento destas duplas, sejam de humanos ou de animais. “Os gatos são casais misturados. Eu acho. Não são fiéis. Os cachorros também não. São fiéis aos donos mas, entre si, não namoram com muito cuidado. A minha mãe explica que o amor também é namorar com cuidado.”

ParaísoMiolo

O Paraíso São os Outros não será um livro para crianças muito pequenas (que ainda não o entendem) nem para adultos muito grandes (que já não o entendem). A meio caminho, haverá quem perceba que “gostarmos de alguém, mesmo quando estamos parados durante o tempo de dormir, é como fazer prédios ou cozinhar para mesas de mil lugares”.

Um texto de Valter Hugo Mãe que, segundo a editora, inaugura uma colecção de contos do autor. Não se fica a saber se continuará a ser acompanhado pelas magníficas ilustrações de Esgar Acelerado, com nome graficamente discreto na capa, mas com forte presença plástica e gráfica em todas as páginas, das guardas à contracapa.

Uma história que nos obriga a escolher entre a solidão e a felicidade. Esta até a jovem narradora já sabe que “depende de alguém”.

O Paraíso São os Outros
Texto Valter Hugo Mãe
Ilustração Esgar Acelerado
Edição Porto Editora
48 págs; 12,20€

Para conhecer outros trabalhos de Esgar Acelerado, pode vir (devagarinho) por aqui 

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>