Alguém encontrou uma palavra perdida?

A Palavra Perdida

Letra pequena lembrou-se deste livro porque a autora foi a comissária de um belo colóquio que aconteceu nos dois últimos dias (9 e 10 de Fevereiro), na Gulbenkian, em Lisboa: É então isto para Crianças? (Obrigada, Inês Fonseca Santos.)

Um livro, um jogo, um poema, uma procura, uma homenagem. Talvez duas. A quem já morreu, Manuel António Pina, e a quem vive há pouco mais de dois anos, outro Manuel, filho da autora. “Esta palavra é uma coisa que perdi. Tive sorte: não perdi o meu nome, uma outra coisa com que me baptizaram e uso como coroa. Ou como capacete.” Manuel diz-nos logo de início que gosta de “andar pela rua com as palavras nos bolsos”. Não consta que estivessem rotos e sabe-se que eram fundos. Ainda assim, a palavra escapou-se. “Aquela palavra que perdi deixou-me um espaço em branco.”

À medida que o texto e a busca avançam, a ilustração, meio abstracta, mas muito orgânica e expressiva, vai assinalando com números (de 1 a 7) algumas formas. No final, a junção de todas essas peças ordenadas permitirá desvendar o que Manuel tanto procura. “Tive sorte: tenho mesmo a certeza de que não foi o meu nome que perdi. Nem o nome dos meus primos. Assim podemos continuar a ser. Todos juntos. E a chamarmo-nos uns aos outros.”

Um livro sobre a linguagem, mas também sobre os afectos. A lembrar que é através daquela que nos sentimos pertença do mundo e de alguém. Melhor, de muitos alguéns. Lindo.

A Palavra Perdida
Texto: Inês Fonseca Santos
Ilustração: Marta Madureira
Edição Abysmo
38 págs., 13€

(Texto divulgado na edição de 25 de Outubro de 2014 do Público, quando Letra pequena estava em pausa… preguiçosa.)

APalavraPedidaMioloFineBooks

Na altura da publicação deste texto, não falámos muito da ilustração (temos pouco “espaço de antena”). Parabéns, no entanto, a Marta Madureira por um registo tão feliz.

Mais imagens de A Palavra Perdida em Fine Fine Books (de onde surripiámos a que reproduzimos aqui).

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>