Hoje Sinto-me… não é sobre os estados de espírito que os utilizadores do Facebook teimam em dar a conhecer ao mundo. É bastante mais interessante. Trata-se de um alfabeto de sentimentos que um rapaz vai experimentando em cada dia. A cada emoção corresponde uma imagem, umas mais poéticas, outras mais óbvias, mas todas muito bem pensadas.
O miúdo começa por sentir-se Audaz, por isso escala uma parede, a seguir fica Baralhado e vê-se enleado num novelo desfeito. Há-de sentir-se Curioso ou Forte, mas também Invisível e Revoltado. Apenas quando se sente Genuíno é que tem uma personagem a seu lado, uma menina. Só através da relação com os outros é possível alguém sentir-se assim.
No dia em que se sente Querido, um conjunto de molduras com fotos do rapaz e desenhos que terá criado dão-nos a dimensão da importância da afectividade em família. Tudo isto nos é dado em silêncio, através de aguarelas e tinta-da-china.
Aplauso maior para a imagem que acompanha o estado Nervoso, em que se vê o menino a espreitar entre o pano de um palco antes de uma actuação, e também para o momento em que se sente Único e “carimba” o chão com dezenas de palmas das suas mãos.
No final, Madalena Moniz dá espaço ao leitor para escrever e desenhar, interpelando-o directamente: “E tu? Como te sentes?”
Hoje Sinto-me…
Texto e ilustração: Madalena Moniz
Edição: Orfeu Negro
60 págs., 14,50€
(Texto divulgado na edição do Público de 19 de Julho, página Crianças.)
Mais imagens do livro podem ser vistas aqui.
(Nesta data, 19-07-2014, muitos se sentiram… tristes. Morreu o autor e pedagogo brasileiro Rubem Alves. Para visitar a sua página oficial no Facebook, siga-nos.)
Pingback: Bologna Children’s Book Fair: one award and one honorable mention for Portuguese authors | literary rambles